Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB registra aumento de quase 500% na participação de servidores em cursos EAD
conteúdo

Notícias

UFPB registra aumento de quase 500% na participação de servidores em cursos EAD

Ao todo, foram 2,5 mil inscrições nos meses de março e abril deste ano
publicado: 22/05/2020 15h44, última modificação: 22/05/2020 15h44
Em comparação ao mesmo período do ano passado, a instituição, que conta com 6.749 técnico-administrativos e professores, aumentou de cinco para oito cursos ofertados, o que representa um crescimento de 60%. Crédito: Angélica Gouveia

Em comparação ao mesmo período do ano passado, a instituição, que conta com 6.749 técnico-administrativos e professores, aumentou de cinco para oito cursos ofertados, o que representa um crescimento de 60%. Crédito: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), já somou 2.596 inscrições de servidores técnico-administrativos e professores em oito capacitações ofertadas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), nos meses de março e abril deste ano, quando teve início o regime de teletrabalho, devido à pandemia do novo coronavírus. 

É um aumento de 60% na oferta de cursos e de quase 500% em inscrições, em comparação ao mesmo período do ano passado, em condições de trabalho presencial, quando foram ofertadas cinco capacitações na modalidade EAD, totalizando 557 inscritos.  

Só o curso de Tecnologias de Apoio ao Trabalho Home Office contabilizou 920 servidores inscritos, o que, para a diretora Divisão de Ensino e Capacitação Profissional (DECP), Renata Benedito, é um marco e reflete o trabalho coletivo que a Progep realiza. 

Os resultados são expressivos quanto ao alcance dos cursos e interesse dos servidores. As capacitações têm priorizado desde o conhecimento e desenvolvimento de habilidades necessárias para o trabalho home office até o bem-estar.

Segundo a Progep, as práticas administrativas e os serviços prestados passaram por uma série de adequações devido à pandemia da Covid-19. Desde a segunda metade do mês de março, foi estabelecida a jornada laboral em regime de teletrabalho e/ou revezamento, enquanto durar a emergência de saúde pública.

A formação continuada dos 6.749 servidores faz parte de um processo que tem início, sempre, com o levantamento das necessidades de capacitação. É um trabalho realizado anualmente, por todos os gestores e suas equipes, a fim de formular o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

O plano de 2021 está sendo elaborado pela Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP). O documento deverá ser encaminhado ao órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) até o dia 15 de junho. Para o deste ano, foram elencados 545 pedidos de formação continuada.

* * *
Reportagem: Comunicação Progep/Hannah Barbosa | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB