Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB registra mais de 100 ações de pesquisadores em redes sociais digitais

UFPB registra mais de 100 ações de pesquisadores em redes sociais digitais

Lives, webinários, conferências web e podcasts são algumas das iniciativas
publicado: 28/05/2020 18h33, última modificação: 28/05/2020 18h33
Cerca de 6,7 pesquisadores fazem parte dos 81 Programas de Pós-Graduação da instituição. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)  disponibiliza a pesquisa ​Ações em redes sociais digitais  para estudantes, professores e técnico-administrativos dos 81 cursos de mestrado e doutorado. O objetivo é registrar a atuação remota dos programas de pós-graduação no período de isolamento social.

De acordo com o idealizador da pesquisa, o estudante Emerson Lopes, a ação conta com 15 questões sobre vínculos em redes sociais digitais para identificar projetos futuros e disponibilizá-los à comunidade interna e externa da UFPB.

“Já obtivemos o registro de 105 ações (institucionais, interinstitucionais, intersetoriais, com parceiros nacionais e internacionais) realizadas em meios digitais on-line. Eventos, lives, palestras, webinários, conferências web, workshops, lançamentos de revistas e criação de podcasts”, destaca o pesquisador da UFPB.

O questionário dará subsídios também para o monitoramento, que a pró-reitoria já vem realizando, das condições de professores e alunos sobre o calendário acadêmico e a manutenção das atividades da pós-graduação através do uso de ferramentas tecnológicas virtuais no contexto da Covid-19.

Além disso, buscará compreender as condições atuais para atividades a computar nas cargas horárias docente e discente e mapeará os contextos em que estão os conteúdos.

“O formulário foi encaminhado a quatro grupos específicos: 81 coordenadores, 5.186 discentes, 159 técnicos-administrativos e 1.283 docentes. Pelos dados obtidos nas respostas, estima-se que tenham sido atendidas um total de 16.355 pessoas através de atividades remotas”, conta Emerson.

As ações disponíveis para o público serão divulgadas pelo site da pró-reitoria e pela página do Programa de Internacionalização da UFPB.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB