Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB regulamenta intercâmbio para estudantes de pós-graduação

UFPB regulamenta intercâmbio para estudantes de pós-graduação

Mobilidade no mestrado poderá ser de até seis meses; no doutorado, um ano
publicado: 14/02/2020 09h42, última modificação: 14/02/2020 09h42
Iniciativa visa registrar, acompanhar e ampliar internacionalização. Foto: Angélica Gouveia

Com o objetivo de atender às políticas de internacionalização das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou portaria normativa, neste mês de fevereiro, para regulamentar a mobilidade de estudantes de pós-graduação na instituição.

De acordo com o documento, os intercâmbios poderão ser realizados em até seis meses para mestrados e um ano para os doutorados. Esse tempo de duração deve ser ajustado com o aval do programa de pós-graduação e as necessidades da pesquisa de dissertação ou tese (para os cursos de modalidade acadêmica) ou do produto final (para os cursos na modalidade profissional).

Ainda conforme as instruções, nos intercâmbios, podem ser cumpridas atividades relacionadas à pesquisa científica e seus desdobramentos, inclusive disciplinas, que serão aproveitadas no histórico escolar do discente em mobilidade.

Segundo a coordenadora de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação da UFPB, professora Márcia Batista da Fonseca, o intuito da portaria é institucionalizar e normatizar a mobilidade a fim de obter melhorias.

“Antes os procedimentos não eram normatizados. Buscamos com isso registrar a mobilidade nacional e internacional para ampliar o processo de internacionalização. A partir dos dados, buscaremos melhorar as parcerias com instituições nacionais e internacionais para pesquisa, ensino e extensão”, destaca.

Para interessados em fazer intercâmbio na UFPB, é necessária a abertura de processo eletrônico via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) com destino à secretaria da PRPG – ou ao setor competente. No processo, dentre outros documentos, devem ser anexados um plano de trabalho com calendário das atividades a serem realizadas durante a permanência.

No caso de mobilidade internacional para a UFPB, o estudante que não entende português pode solicitar assistência linguística a um tutor ou participar de um curso de português para estrangeiros, oferecido pelo Programa Linguístico para Estudantes Internacionais (PLEI), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), em João Pessoa.

Ascom/UFPB