Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB regulamenta política linguística

UFPB regulamenta política linguística

Resolução prevê uso de diferentes línguas nas práticas de ensino, pesquisa e extensão
publicado: 12/11/2020 19h23, última modificação: 12/11/2020 19h23
Política linguística da UFPB visa ampliar estudo de línguas estrangeiras, internacionalização das pesquisas e inclusão de deficientes visuais e/ou auditivos. Foto: Angélica Gouveia

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) regulamentou a política linguística da federal paraibana, que prevê o uso de diferentes línguas (maternas, segundas, estrangeiras, adicionais, de acolhimento, de sinais) nas práticas de ensino, pesquisa e extensão.

São princípios da política linguística da UFPB o acesso ao ensino de línguas em todos os âmbitos da universidade, o desenvolvimento de letramentos acadêmicos, o respeito à diversidade linguística, a difusão nacional e internacional das produções científica, artística e cultural da federal paraibana e o acesso, a autonomia e a participação de pessoas com deficiência visual e/ou auditiva.

Entre os eixos de atuação de política linguística da UFPB, estão os diagnósticos linguísticos, ações de ensino e aprendizagem de línguas e culturas, letramentos acadêmicos, testes de proficiência, internacionalização do ensino e da pesquisa, desenvolvimento de materiais didáticos e de tecnologias para o ensino e aprendizagem de línguas, formação inicial e continuada de professores de línguas, ações de tradução, versão, interpretação e de revisão textual e de promoção dos contatos linguístico-culturais.

As ações de política linguística da UFPB poderão ser elaboradas e implementadas por pró-reitorias, departamentos, coordenações de graduação e de pós-graduação, dentre outras instâncias internas, desde que estejam em consonância com as diretrizes da resolução.

Para a proposição, gestão e avaliação das políticas linguísticas propostas pela resolução, a UFPB contará com uma comissão permanente de política linguística que estará vinculada ao Gabinete da Reitoria.

O mandato dos membros da comissão terá a duração de dois anos, sendo permitida uma recondução. O presidente e o vice-presidente da comissão serão escolhidos, internamente, pela maioria dos membros docentes que a compõem, por biênio.

À comissão permanente de política linguística da UFPB compete propor, acompanhar, assessorar e divulgar as ações de política linguística na universidade. Todas as ações realizadas no âmbito linguístico, por diferentes setores da UFPB, deverão ser comunicadas à comissão permanente de política linguística.

Os recursos financeiros relacionados à implementação das ações de política linguística serão provenientes de dotação orçamentária prevista anualmente pela universidade, de agências de fomento nacionais e internacionais de natureza pública e/ou privada e de cooperação internacional, desde que estejam em consonância com a legislação vigente.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB