Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB regulamenta seleção on-line para cursos de pós-graduação
conteúdo

Notícias

UFPB regulamenta seleção on-line para cursos de pós-graduação

Provas escritas serão suprimidas e proficiência em língua estrangeira ficará para depois
publicado: 29/05/2020 20h54, última modificação: 29/05/2020 20h54
Pesquisadores interessados em ingressar em um dos 81 programas da instituição devem ficar atentos às mudanças dos procedimentos tradicionais. Foto: Angélica Gouveia

Pesquisadores interessados em ingressar em um dos 81 programas da instituição devem ficar atentos às mudanças dos procedimentos tradicionais. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) regulamentou, em portaria divulgada na última sexta-feira (22), a prestação de processos seletivos remotos para pesquisadores de 81 programas responsáveis por cursos de especialização, mestrado e doutorado da instituição.

De acordo com o documento, as seleções para ingressar nos cursos devem ser realizadas sem as fases presenciais. Provas escritas manualmente deverão ser suprimidas e a comprovação de proficiência em língua estrangeira poderá acontecer depois do ingresso nos curso. 

Além disso, os pesos adotados nas etapas tradicionais têm de contar com ajustes em conformidade com as necessidades dos programas e os princípios da impessoalidade e da publicidade dos atos administrativos.

Segundo a coordenadora de avaliação dos cursos de pós-graduação da UFPB, professora Marcia Fonseca, a inciativa de acompanhamento e regulamentação de atividades remotas surgiu a partir no fórum dos coordenadores dos programas de pós, no início do mês passado. 

“Professores sugeriram a aplicação de um questionário para capturar a percepção dos docentes sobre atividades remotas para a pós-graduação. A pesquisa teve o objetivo de conhecer a opinião sobre o calendário acadêmico e a manutenção das atividades da pós-graduação através do uso de ferramentas tecnológicas virtuais no contexto da Covid-19”, explica a gestora.

A professora Marcia explica que a aplicação do questionário foi feita em três dias pelo Sistema de Gestão Administrativa da UFPB e contou com 1.995 respondentes. Para chegarem às decisões, foram calculadas as validades estatísticas da amostra e analisadas as respostas de discentes e docentes da pós-graduação.

“Como resultado da pesquisa, foi criada a portaria para regular as atividades da pós-graduação durante a pandemia. Com ela, por exemplo, atestamos que prova escrita on-line nas seleções pode usar mecanismos de conferências pela Superintendência de Educação a Distância (Sead). Mas não há como a UFPB se responsabilizar por problemas de conexão no momento de realização da prova”, ressaltam a professora e o texto do documento.

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB