Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB renova parceria com fundação da federal de Pernambuco para levantar recursos
conteúdo

Notícias

UFPB renova parceria com fundação da federal de Pernambuco para levantar recursos

Acordo possibilitará prospecção de fundos para projetos até agosto de 2021
publicado: 22/10/2020 22h17, última modificação: 26/10/2020 16h15
Na vigência anterior do contrato, foram captados – junto à empresa Synchro Sistemas de Informação LTDA – aproximadamente R$ 527 mil. Foto: Angélica Gouveia

Na vigência anterior do contrato, foram captados – junto à empresa Synchro Sistemas de Informação LTDA – aproximadamente R$ 527 mil. Foto: Angélica Gouveia

O contrato da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi renovado por mais um ano.

Com vigência até agosto de 2021, a autorização para atuar, pelo segundo ano, como fundação de apoio na Paraíba foi concedida pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A renovação possibilitará a prospecção de recursos para o desenvolvimento de novos projetos a serem realizados pela federal paraibana. Na vigência anterior do contrato, foram captados fundos junto à empresa Synchro Sistemas de Informação LTDA.

Os recursos foram aplicados para o andamento do projeto de pesquisa "Programa de Colaboração para Soluções Fiscais Tributárias e Contábeis", com duração de 36 meses e que teve início em julho do ano passado, e para auxílio financeiro a estudantes e pesquisadores.

Não há um orçamento anual atrelado ao período de vigência da atuação da Fade na UFPB, de acordo com a gerente de projetos da fundação, Daniele Anízia. A gestora explica que, durante o período de atuação, os recursos administrados pela Fade vão sendo captados junto a instituições públicas e privadas e repassados para cada projeto beneficiado. Esses valores são aplicados ao longo da duração do projeto e todas as despesas são fiscalizadas pela fundação, segundo Anízia.

Além da própria UFPE, a Fade, que é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, também atua no apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

* * *
Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB