Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB renova parceria com fundação da federal de Pernambuco para levantar recursos

Acordo possibilitará prospecção de fundos para projetos até agosto de 2021
publicado: 22/10/2020 22h17, última modificação: 26/10/2020 16h15
Na vigência anterior do contrato, foram captados – junto à empresa Synchro Sistemas de Informação LTDA – aproximadamente R$ 527 mil. Foto: Angélica Gouveia

O contrato da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi renovado por mais um ano.

Com vigência até agosto de 2021, a autorização para atuar, pelo segundo ano, como fundação de apoio na Paraíba foi concedida pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A renovação possibilitará a prospecção de recursos para o desenvolvimento de novos projetos a serem realizados pela federal paraibana. Na vigência anterior do contrato, foram captados fundos junto à empresa Synchro Sistemas de Informação LTDA.

Os recursos foram aplicados para o andamento do projeto de pesquisa "Programa de Colaboração para Soluções Fiscais Tributárias e Contábeis", com duração de 36 meses e que teve início em julho do ano passado, e para auxílio financeiro a estudantes e pesquisadores.

Não há um orçamento anual atrelado ao período de vigência da atuação da Fade na UFPB, de acordo com a gerente de projetos da fundação, Daniele Anízia. A gestora explica que, durante o período de atuação, os recursos administrados pela Fade vão sendo captados junto a instituições públicas e privadas e repassados para cada projeto beneficiado. Esses valores são aplicados ao longo da duração do projeto e todas as despesas são fiscalizadas pela fundação, segundo Anízia.

Além da própria UFPE, a Fade, que é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, também atua no apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB