Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB se mantém na lista das 2.000 melhores universidades do mundo

UFPB se mantém na lista das 2.000 melhores universidades do mundo

publicado: 28/04/2021 13h24, última modificação: 30/04/2021 09h22
Segundo ranking do CWUR, Instituição ocupa o 30º lugar no país

UFPB SE MANTÉM NA LISTA DAS 2.000 MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) integra o ranking das 2.000 melhores universidades do mundo, de acordo com a classificação do World University Rankings 2021-22, divulgada nesta segunda-feira (26). Este grupo representa 6,3% de um total de 19.788 instituições de ensino superior avaliadas em nível mundial pela consultoria Center for World University Rankings (CWUR).

A UFPB ocupa o 30º lugar no Brasil e a posição 1.230 em todo o mundo, enquanto na classificação anterior (2020-2021) a Instituição ocupava o 31º lugar entre as 57 universidades brasileiras e a posição 1.241 em todo o mundo.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, encabeça a lista, seguida por outras instituições americanas: o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em 2º, e a Universidade de Standford, em 3º lugar. O referido país ocupa oito das 10 primeiras posições no ranking, junto a duas universidades do Reino Unido.

No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) ocupa o 1º lugar entre as 56  participantes do país da lista e a posição 105 em nível mundial. Considerando a região Nordeste do Brasil, a UFPB ocupa o 5º lugar entre as 10 universidades que aparecem na classificação. Outra universidade da Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), aparece na 49ª posição do World University Rankings nesta edição.

O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organizacional internacional que presta consultoria na área de educação superior e publica um ranking das universidades desde 2012. A classificação do desempenho acadêmico das universidades leva em conta sete indicadores agrupados em quatro áreas: qualidade da educação, empregabilidade dos alunos egressos, qualidade do corpo docente e desempenho das pesquisas.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins