Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB se mantém no Top 5 das melhores universidades do Nordeste

UFPB se mantém no Top 5 das melhores universidades do Nordeste

Ranking da Folha de S.Paulo avaliou pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação
publicado: 07/10/2019 18h44, última modificação: 07/10/2019 18h44
Relações Internacionais (14°), Turismo (15°) e História (23°) são destaques no país. Crédito: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se manteve no Top 5 das melhores universidades do Nordeste, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, com nota final de 76,55, sendo 100 a máxima.

Na região, ficou atrás da Universidade Federal de Pernambuco (10°), Universidade Federal do Ceará (11°), Universidade Federal da Bahia (14°) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (22°).

No Estado, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ficou na 44ª posição e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aparece em 92º lugar.

Em comparação ao ranking do ano passado, a UFPB caiu seis posições no país, ocupando agora o 31° lugar do levantamento.

Dos 125 cursos, foram avaliados 36. Os principais destaques no cenário nacional são os de Relações Internacionais (14°), Turismo (15°) e História (23°).

Na pesquisa, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) dividem o topo pela primeira vez.

Ao todo, foram avaliadas 197 universidades públicas e privadas, a partir de dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação).

A UFPB oferta 125 cursos de graduação presenciais e à distância, em quatro campi (João Pessoa, Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape). Foi fundada há 64 anos e tem hoje quase 30 mil estudantes.

Ascom/UFPB