Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia congresso internacional sobre estudos da escrita na educação superior

publicado: 08/11/2021 18h50, última modificação: 08/11/2021 18h50
Evento está com inscrições abertas até esta quarta-feira (10)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará o III Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais (ALES). O Congresso, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro, de forma onlinee tem como tema “Escrita e leitura na educação superior: práticas sociais de formação profissional e desenvolvimento humano”. As inscrições para participação como ouvintes podem ser feitas até esta quarta-feira. dia 10, por meio do site do evento.

O III Congresso ALES está sob a coordenação geral das professoras Elaine Espindola, do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas (DLEM), e Regina Celi Mendes Pereira, do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL), ambas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, e recebe o apoio do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e da Rede UNITWIN Cátedra UNESCO de Leitura e Escritura da América Latina.

A Profa. Elaine Espindola afirmou que o evento buscará promover o intercâmbio entre pesquisadores de diferentes países e intensificar ações que estimulem estudos interinstitucionais. “Objetivamos intensificar os diálogos entre pesquisadores nacionais e internacionais, possibilitando divulgação, reflexão e parcerias em torno de questões relacionadas à escrita no ensino superior e em contextos profissionais, a exemplo do que já vem ocorrendo ao longo de nossa coordenação da Cátedra UNESCO de Leitura e Escritura e em parceria com o PROLING, único programa de pós-graduação em Linguística na região Nordeste avaliado com conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, explicou.

Em 2019, a UFPB concorreu com universidades de toda a América Latina para sediar o evento. “A nossa vinculação à rede ALES, em 2019, e o aceite de nossa proposta em sediar o evento a ser realizado pela primeira vez no Brasil, aqui na UFPB, na modalidade virtual, projeta nossa instituição tanto na América Latina quanto na Europa, devido às redes colaborativas entre os grupos de pesquisa nacionais e internacionais que investigam o tema objeto do congresso”, assegurou a docente.

O Congresso terá a participação de professores nacionais e internacionais na programação, que conta com sessões coordenadas, plenárias, minicursos, comunicações orais e apresentação de pôsteres. A inscrição como ouvinte dá direito ao participante realizar minicursos ao certificado do evento. A ALES é uma organização acadêmica, democrática, sem fins lucrativos, de participação gratuita e tem como objetivo geral propiciar iniciativas de pesquisa e ensino de escrita acadêmica na educação superior e em contextos profissionais. Informações como valor da inscrição e detalhes da programação podem ser consultados no site da ALES ou através do e-mail alesufpb2021@gmail.

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins