Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia evento do CNPq sobre Pesquisa em biodiversidade

UFPB sedia evento do CNPq sobre Pesquisa em biodiversidade

publicado: 28/06/2022 12h11, última modificação: 28/06/2022 12h14
Encontro acontecerá entre 4 e 6 de julho no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFPB)

Foto: Angélica Gouveia

De 04 a 06 de julho, João Pessoa será sede da XII Reunião de Acompanhamento e Avaliação do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq), com a presença de pesquisadores de várias partes do país que coordenam sítios de pesquisas em todos os biomas brasileiros. O encontro acontecerá na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Ciências Jurídicas.

O evento contará com a presença do presidente do CNPq e gestores da Ciência e Tecnologia no Estado. O PELD, que completa 25 anos em 2022, é um dos programas mais importantes do CNPq, uma vez que está dedicado ao monitoramento dos ecossistemas brasileiros. Pela primeira vez, essa expressiva reunião de acompanhamento das pesquisas acontece fora de Brasília, passando a integrar as comemorações dos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba (Fapesq). No Estado, há também duas equipes de sítios do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) do CNPq: Peldcom (Comunicação da Ciência) e Peld/RIPA (Rio Paraíba Integrado).

Durante o evento, serão oferecidas, além das atividades científicas, diversas atividades de comunicação pública da ciência, abertas ao público interessado, como exposições fotográficas sobre os ecossistemas e painéis de pesquisa.

Além dessas, haverá atividades voltadas para estudantes de escolas públicas, a exemplo do “Converse com um(a) cientista”, ação que acontece entre as 10h e 12h da terça-feira (05). Em um cenário descontraído, uma sorveteria, pesquisadores estarão à disposição no saguão do CCJ/UFPB, para um bate-papo com os estudantes interessados em temas científicos ou mesmo sobre ciência.

No mesmo dia (05), às 16h30, será realizado o “Café Científico”, com o tema "Arraiá da ciência”, que oferecerá mais uma atividade de divulgação científica. A partir de um cenário que lembra as festas juninas, cientistas farão uma roda de conversa sobre biodiversidade, mudanças climáticas e outros desafios ambientais do nosso tempo, na qual a plateia poderá interagir com pesquisadores.

As atividades de Divulgação Científica estarão abertas ao público. Mais informações com a coordenadora do Peldcom, Alessandra Brandão, no telefone (83) 99647-7464 ou no e-mail peldcom.br@gmail.com.

Com informações de Marcia Demenshuck (Ascom SECT)
Foto: Angélica Gouveia