Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia o V Colóquio de Matemática da Região Nordeste

UFPB sedia o V Colóquio de Matemática da Região Nordeste

publicado: 07/11/2022 17h50, última modificação: 07/11/2022 17h50
Evento ocorre até o próximo dia 11, no campus de João Pessoa

UFPB SEDIA O V COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORDESTE

Teve início, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Colóquio de Matemática da Região Nordeste, evento presencial promovido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A solenidade de abertura do colóquio, que segue até o próximo dia 11, no campus João Pessoa, ocorreu no início da manhã, no auditório da reitoria.

Participaram da abertura o Reitor Valdiney Gouveia, o coordenador do comitê organizador do evento, Allan de Carvalho, a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat/UFPB), Elisandra de Moraes, a professora Patrícia Nunes, representando a pró-reitora de Graduação (PRG/UFPB) Silvana Maciel, e um dos diretores da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Daniel Gonçalves.

O Reitor Valdiney Gouveia deu as boas-vindas aos participantes na abertura do colóquio e parabenizou os organizadores do evento. “Vocês da Matemática têm essa capacidade de pensar e realizar. Cada um de nós que produz ensino, pesquisa e extensão, o faz com uma dose de amor e qualidade”, destacou o reitor para os estudantes e professores presentes.

A programação do colóquio inclui, entre outras atividades, minicursos, sessões temáticas e apresentações culturais, que estão ocorrendo no auditório da reitoria e nas dependências do Departamento de Matemática, no campus de João Pessoa.

Entre os temas abordados nos minicursos estão as Olimpíadas de matemática; os desafios e novas perspectivas do Mestrado Profmat; Geometria algébrica e teoria das cordas; avanços na teoria de regularidade elíptica; criptografia; e python para matemáticos.

Reportagem: Milena Dantas
Fotos: Angélica Gouveia/Ícaro Maia/Milena Dantas