Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia o XII Simpósio de Atuária no mês de abril

UFPB sedia o XII Simpósio de Atuária no mês de abril

publicado: 06/03/2023 14h56, última modificação: 06/03/2023 14h56
Inscrições são feitas pelo site e vão até o dia 12 de abril

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza o XII Simpósio de Atuária (Simpat), promovido pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O evento de âmbito regional possui o intuito de incentivar a produção científica e o intercâmbio acadêmico entre os alunos e profissionais da área, trazendo temas contemporâneos na Ciência Atuarial.

É a segunda vez que a UFPB sedia o evento que é voltado para estudantes de Ciências Atuariais, ex-alunos, profissionais da área de Atuária e afins. O XII será gratuito e ocorrerá na modalidade remota. A inscrição poderá ser realizada até o dia 12 de abril de 2023.

As palestras, mesas redondas e os minicursos serão transmitidos pelo YouTube. Para emissão de certificados de participação deve-se preencher os formulários a serem compartilhados no chat durante cada live transmitida, de forma a confirmar a presença dos que realizaram as inscrições.

A submissão de artigos para serem apresentados no evento pode ser realizada até o dia 24 de março. Serão aceitos trabalhos inéditos em português, inglês ou espanhol. Cada autor poderá submeter até três artigos ao evento, e cada artigo poderá ter, no máximo, cinco autores e 20 páginas.

Os trabalhos selecionados serão apresentados pelo autor ou por um dos coautores, de forma remota nos dias do evento, de acordo com o dia e horário que serão disponibilizados pela comissão científica. O tempo para apresentação do artigo será de 10 minutos.

Os melhores artigos aceitos dentre todos os trabalhos participantes serão contemplados para o processo de Fast Track nos periódicos parceiros do Simpat. Além disso, a Empírica BR (Revista Brasileira de gestão, negócios e tecnologia da informação) publicará, em uma de suas edições, quatro artigos submetidos ao Simpat.

Os trabalhos para o Simpat devem abordar assuntos dentro das áreas de Demografia; Ética e Educação Atuarial; Finanças em Ciências Atuariais; Gerenciamento de Risco; Lei Geral de Proteção de Dados; Metodologias de Análises Atuariais; Previdência Básica e Complementar; Saúde Suplementar; Seguros e Resseguros; Temas Livres em Atuária; e Outras (interdisciplinaridades).

Informações como valores de inscrição, palestras e minicursos estão disponíveis no site do evento. Outras informações podem ser obtidas, ainda, pelo e-mail simpatufpb@gmail.com, ou pelo whatsapp (81) 98364-4442.

Sobre o Simpat

O simpósio de atuária é um evento brasileiro com periodicidade anual que promove o debate acadêmico sobre questões das Ciências Atuariais e suas áreas correlatas. Esse evento teve sua primeira edição em 2012 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As cinco universidades federais da região Nordeste que oferecem curso de graduação em Ciências Atuariais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criaram uma rede de colaboração assumindo a responsabilidade de sediar simpósios de atuária.