Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia reunião anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC)
conteúdo

Notícias

UFPB sedia reunião anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC)

publicado: 05/10/2022 19h10, última modificação: 05/10/2022 19h10
O evento ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro

Foto: jcomp/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estará sediando no dias 6,7 e 8 de outubro a XII reunião anual do  Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC). 

A reunião visa reunir profissionais das mais diversas áreas que desenvolvem pesquisas em torno das Neurociências, bem como buscar discutir e proporcionar momentos de ensino e aprendizagem. 

Podem participar pesquisadores, profissionais, estudantes de psicologia e áreas afins  ou pessoas que tenham interesse em Neurociência. Haverá palestras, minicursos, mesas redondas, entre outras atividades. 

O evento ocorrerá presencialmente, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB (CCHLA), nos turnos da manhã, tarde e noite. O tema da reunião anual será “Neuropsicologia e Comportamento nos 60 anos da Psicologia no Brasil”.

A edição deste ano contará ainda com  a VIII NeuroBright, a olimpíada de neuropsicologia e neurociência comportamental que busca promover diálogos entre grupos de pesquisa e estimular o aperfeiçoamento na formação dos alunos. 

Dentro do evento também ocorrerá a conferência intitulada "Neuropsicologia Clínica no Processamento de Faces" e a apresentação de painéis de pesquisa idealizados por alunos  de diversas instituições acadêmicas.

Os encontros serão mediados por professores da UFPB e palestrantes, tanto nacionais quanto internacionais. Dentre os  assuntos abordados no evento estarão: Análise Experimental do Comportamento; Aspectos Históricos e Filosóficos das Neurociências; Desenvolvimento Neural e Plasticidade; Percepção e Psicofísica e Processos Cognitivos. 

Além destes, também serão tratados temas como: a Psicologia Clínica e Neurociências; Psicologia Evolucionista e Métodos em Neurociências; Neurociência Comportamental; Neuroimagem; Neuropsicofarmacologia; Neuropsicologia Clínica e Experimental; Transtornos Neuropsiquiátricos e Doenças Neurológicas; Psicometria e Avaliação Neuropsicológica dentre outros assuntos. 

Os interessados devem inscrever-se por meio do link disponibilizado no site do IBNeC: https://ibnec.com.br/index.php/eventos/proximos-eventos/xii-reuniao-anual-do-ibnec/163-eventos/proximos-eventos/2022/xii-raibnec/627-inscricoes. Há uma taxa de inscrição que varia de acordo com a modalidade escolhida, no entanto, monitores e estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento. 

Segundo o professor do Departamento de Psicologia da UFPB e do PPGNeC e também membro da Comissão Organizadora do Evento,  Prof. Nelson Torro Alves, a Reunião Anual do IBNeC é a porta de entrada para a ciência para muitos estudantes de psicologia, sendo um espaço de congregação entre pesquisadores, estudantes e profissionais da área. 

“A reunião pretende divulgar os conhecimentos do estado-da-arte produzidos nessas áreas junto à comunidade científica e profissional. Dessa forma, o evento permitirá também a criação de novos grupos de pesquisa, bem como o fortalecimento daqueles já existentes no Estado da Paraíba e em outras regiões do país”, conta o Prof. Nelson Torro. 

A iniciativa do IBNeC busca diminuir gradativamente a distância geográfica entre grupos de pesquisa associados a diferentes programas de graduação e pós-graduação localizados no Brasil e na América Latina, possibilitando fomentar as interações profissionais e a colaboração científica.

“A reunião visa a encorajar interações entre pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação que possuem afinidades com as áreas da neuropsicologia e comportamento, promovendo assim a troca de experiências, as colaborações profissionais, e o desenvolvimento científico e técnico do país”, destaca o Prof. Nelson Torro.

Para o docente, o fato da UFPB sediar o evento "Será uma grande oportunidade de divulgar os estudos realizados no estado da Paraíba e articular colaborações com pesquisadores e profissionais de neuropsicologia de outras regiões do país”. 

O IBNeC tem caráter multidisciplinar e busca integrar o conhecimento produzido pelas diferentes áreas da neuropsicologia e neurociência comportamental por meio de reuniões anuais entre seus associados. 

O evento conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento da UFPB (PPGNeC/UFPB), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba( Fapesq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),  do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e de outras instituições e empresas parceiras. 

Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site da INNeC: https://ibnec.com.br/index.php/eventos/proximos-eventos/xii-reuniao-anual-do-ibnec/163-eventos/proximos-eventos/2022/xii-raibnec/626-programacao  .

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: jcomp/Freepik