Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia reunião da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica

UFPB sedia reunião da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica

publicado: 16/11/2022 17h03, última modificação: 16/11/2022 17h55
A solenidade de abertura ocorre hoje (16) às 18h

Foto: Divulgação

Entre os dias 16 e 18 de novembro acontece na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a XXIII Reunião Anual da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica (SNPqO), o evento será sediado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da universidade. Após percorrer diferentes cidades das Regiões Nordeste e Norte, o evento volta a ocorrer em João Pessoa, onde se originou.

Sob o tema “Inovações do cuidado Odontológico e subsídios para uma prática baseada em evidência” o evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFPB.  De acordo com o coordenador da XXIII SNPqO e do PPGO/UFPB, Prof. Yuri Wanderley Cavalcanti, o evento tem o objetivo de reunir pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de iniciação científica na área de odontologia, com enfoque na pesquisa científica.

“O encontro tem a intenção de ser um fórum de pesquisa odontológica, que busca descentralizar as discussões científicas no eixo sul-sudeste do Brasil. Durante o evento serão realizadas palestras, reuniões de articulação de pesquisa e apresentações de 450 trabalhos de pesquisa. Ao todo, temos 500 inscritos no evento”.

Em paralelo à XXIII SNPqO ocorrem também o VII Encontro da Pós-Graduação em Odontologia da UFPB, a XL Mostra de Iniciação Científica em Odontologia, e o IV Encontro da Rede Nordestina de Diagnóstico Oral, que tem discutido estratégias para melhorar a eficácia do diagnóstico de câncer bucal.

A programação contará com reunião da CAPES, cursos, workshops, fóruns científicos, simpósios, fóruns clínicos, painéis eletrônicos, apresentações orais, dentre outros.

Ao longo do primeiro dia do evento, além de reunião da CAPES com coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia, ocorreram os cursos “Redação científica e publicação de artigos”, “Escolha do melhor teste estatístico”, “Mínima intervenção em odontologia”, e o workshop “Revisão sistemática da literatura”.

A cerimônia de abertura será realizada às 18h, no Auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional localizado no CCS, e contará com a presença do Diretor do CCS, João Euclides Braga; da Secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega; da representante da coordenação da área de Odontologia da CAPES, Altair Cury, do Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, Valentim Barão, e da Presidente da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica, Patrícia Meira Bento.

Na ocasião será realizada uma celebração aos 30 anos do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), com uma homenagem a ex-coordenadores do programa, bem como a docentes que atuam no PPGO, com a entrega de um pin comemorativo. A solenidade de abertura será finalizada com uma apresentação artística cultural.

A programação do dia 17 inclui a realização de fóruns científicos e clínicos, Simpósio de teleodontologia, apresentações de trabalhos em pôster nos painéis eletrônicos, diálogo sobre pesquisas de saúde bucal coletiva, e Simpósio de inovações em materiais restauradores e reabilitação.

Já no dia 18 ocorrem apresentações orais de trabalhos e pesquisas nos fóruns científicos e fóruns clínicos, Simpósio SB Brasil, Simpósio da Rede Nordestina de Pesquisa em Odontologia, curso "Curapox", palestra Biomimética em Odontologia, e a cerimônia de encerramento com premiação de trabalhos.

“Nossa expectativa é que possamos contribuir para o aumento da interação entre programas da região, possibilitando o desenvolvimento de projetos em conjunto,  desenvolvimento científico do nordeste, entre outras questões”, disse Yuri Cavalcanti.

Sobre o PPGO

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia possui duas áreas de concentração: Ciências Odontológicas e Saúde Bucal Coletiva. Tem como objetivo qualificar e capacitar profissionais para exercerem, de forma crítica, atividades para o desenvolvimento da pesquisa científica, da inovação tecnológica e do exercício do magistério em diferentes áreas do conhecimento;

Também é objetivo do programa desenvolver, por meio da integração multidisciplinar, pesquisas relacionadas com as linhas de pesquisa que permitam o diagnóstico e solução de problemas de interesse regional, nacional e internacional; além do desenvolvimento de novas tecnologias para a melhoria da saúde dos indivíduos.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Ascom/UFPB