Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sediará 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em 2022

UFPB sediará 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em 2022

publicado: 04/10/2021 17h53, última modificação: 04/10/2021 17h53
Evento promovido pela Intercom é o maior da área de comunicação na América Latina

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em 2022. O evento, que é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), tem previsão de acontecer no mês de setembro do próximo ano.

As articulações para a realização da Intercom na UFPB tiveram início em 2019. Na ocasião, a Universidade recebeu a visita do Presidente da Intercom, o Prof. Giovandro Ferreira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Diretora Científica, a Profa. Nair Prata, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A Diretora Científica da Intercom, Profa. Nair Prata Moreira Martins, confirmou a nova data de realização do evento e falou sobre a expectativa de realizar pela primeira vez em João Pessoa o encontro nacional. “Está tudo confirmado e faremos o anúncio oficial durante o Congresso da Intercom em Recife (que acontece de 04 a 09 de outubro). A partir de então, começaremos a trabalhar e montar tudo para a realização do evento em 2022. As datas ainda não foram definidas, só sabemos que será na primeira semana de setembro, afirmou a Diretora Científica da Intercom.

A Diretora Regional da Intercom, a Profa. Norma Meireles, coordenadora do Curso de Radialismo do Departamento de Comunicação, do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, contou que a ideia inicial era que a UFPB fosse a anfitriã do evento em 2021, mas que, devido à pandemia e a outras questões, a data foi adiada para o próximo ano. Em 2020, a Intercom Nacional aconteceu na Bahia e foi a primeira vez que ocorreu completamente de forma remota. Este ano, que também será remoto, acontece na Universidade Católica de Pernambuco.

Segundo a Profa. Norma, “a Intercom é o maior evento da área de comunicação na América Latina e reúne pesquisadores, estudantes, professores e profissionais de todas as áreas da comunicação e de áreas que se conectam a ela também. Um evento como este acontecendo na UFPB é muito importante, não só para a instituição como para todos os pesquisadores da área”, afirmou a docente.

A Diretora Regional da Intercom assegurou que ainda é muito cedo para dizer se o evento na UFPB será híbrido, remoto ou presencial, e que tudo dependerá de como a pandemia da Covid-19 estará no momento da realização do encontro, garantido, assim, a segurança biológica de todos os participantes.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, destacou a importância do evento para a comunicação, para a ciência, a cidadania e a inclusão. “A escolha de nossa Universidade como sede para a próxima edição desse evento, que já é tradicional na área de comunicação, deixou-nos muito felizes e lisonjeados. Certamente, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, faremos um excelente evento”, disse o Reitor Valdiney Gouveia.

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins