Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sediará seminário nacional de pedagogia

UFPB sediará seminário nacional de pedagogia

publicado: 24/03/2023 18h29, última modificação: 24/03/2023 18h29
Evento com inscrições abertas debaterá a pedagogia enquanto ciência, curso e profissão

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará o Seminário Nacional de Pedagogia (Senped) nos dias 19 e 20 de abril, no campus I, em João Pessoa. O evento debaterá a pedagogia enquanto ciência, curso e profissão. As inscrições variam entre R$ 65 a R$ 170, a depender da modalidade, até 19 de abril, e devem ser realizadas por meio da plataforma Even3.

A conferência inaugural do seminário terá como tema “A pedagogia no mundo contemporâneo: impactos das políticas educacionais internacionais", com a participação de José Leonardo Severo, professor do Departamento de Habilitação Pedagógica da UFPB e um dos coordenadores gerais do evento, e José Carlos Libâneo, professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

A apresentação de encerramento, "Formação em pedagogia: elementos crítico-propositivos", terá como convidados Jonas Magalhães, pedagogo na Universidade Federal Fluminense (UFF), e Selma Pimenta, livre-docente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Haverá ainda a conferência "Pedagogia como ciência da educação: uma episteme insurgente, com Aline Mascarenhas, docente adjunta da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e também coordenadora geral do seminário, e com Maria Amélia Franco, professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (Unisantos).

Ao longo dos dois dias do seminário, ocorrerão também as mesas-redondas "O curso de pedagogia no Brasil" e "Pedagogia e trabalho pedagógico: elementos para pensar a atuação de pedagogas/os", e ainda as atividades de três grupos de trabalho: Pedagogia e perspectivas epistemológicas (GT1), Pedagogia e formação de pedagogas/os e professoras/es (GT2) e Pedagogia e práticas pedagógicas em diferentes espaços (GT3).

Na programação completa do seminário, disponível na plataforma Even3, há detalhes sobre credenciamento, solenidade de abertura do Senped, reunião de grupos, redes e associações de pesquisa, reunião da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (Repped), lançamento e exposição de livros e noite cultural.

“O evento dedica-se a discussões sobre problemáticas da pedagogia no Brasil, reconhecendo desafios e proposições inovadoras referenciadas na concepção da pedagogia como ciência da educação e de pedagogo/a como profissional da educação no sentido amplo, com atuação em espaços escolares e não escolares sob uma perspectiva progressista de sociedade”, afirma José Leonardo Severo.

Para o pesquisador e docente da UFPB, o seminário posiciona, de forma inédita nas últimas décadas, o debate sobre a especificidade da produção de conhecimento, da formação e da atuação profissional no âmbito da pedagogia, recorrendo a contribuições de autores expoentes, como José Carlos Libâneo, Selma Pimenta e Maria Amélia Franco, a fim de problematizar a trajetória de movimentos curriculares e as representações acadêmicas que o cercam.

“Busca-se provocar a emergência de novos olhares em torno da pedagogia que transcendam representações que a limitam à formação de professores e a um campo de aplicação de saberes produzidos por outras ciências humanas e sociais”, argumenta o professor do Departamento de Habilitação Pedagógica da UFPB.

Há inscritos de diferentes estados brasileiros para participar do seminário. Na UFPB, a comissão local envolve cinco docentes e três estudantes de pós-graduação do Centro de Educação. O evento é desenvolvido no âmbito da Repped, coletivo que congrega profissionais e pesquisadores de diferentes instituições de Ensino Superior do país, das cinco regiões.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins