Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona 21 instrutores para residência pedagógica
conteúdo

Notícias

UFPB seleciona 21 instrutores para residência pedagógica

As inscrições são de 4 a 14 de agosto, pelo e-mail pcg@academico.ufpb.br
publicado: 03/08/2020 21h57, última modificação: 03/08/2020 21h57
O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores. Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores. Foto: Angélica Gouveia

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga edital com 21 vagas para o processo seletivo de preceptores bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (PRP). 

A iniciativa é destinada a cursos de graduação em licenciatura da UFPB. Interessados devem realizar inscrições no período de 4 a 14 de agosto, pelo e-mail pcg@academico.ufpb.br

Poderão participar professores que tenham graduação em cursos de licenciatura nas áreas de Arte (Dança, Música e Teatro); Biologia; Filosofia; Geografia, História; Ciência da Computação; Letras: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola; Matemática; Pedagogia e Pedagogia com ênfase em Educação do Campo (Alfabetização); Química; e Sociologia. 

Entre os requisitos para os docentes interessados no processo seletivo, constam: aptidão para iniciar as atividades relativas ao Programa de residência Pedagógica a partir do próximo mês de setembro, lecionar na Educação Básica, em efetivo exercício, há pelo menos dois anos e ter vínculo com escolas da Paraíba estabelecidas no edital

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) integra a Política Nacional de Formação de Professores. A iniciativa tem como objetivo estimular a formação prática de professores e inserir estudantes de licenciatura em escolas de Educação Básica. A ação começa a partir da segunda metade dos cursos de licenciatura. 

A seleção terá como base a carta de intenções elaborada pelos candidatos. A avaliação será feita por uma comissão composta por três professores da UFPB que integram a área de atuação correspondente aos cursos dos candidatos. Para aprovação, é necessário atingir nota mínima de 6,0 (seis). 

Os resultados da seleção serão divulgados no dia 21 de agosto, pelo site da PRG. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$765, durante um ano e meio, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outros detalhes podem ser apreciados no edital do processo seletivo. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB