Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona 25 filmes para festival paraibano de audiovisual universitário

UFPB seleciona 25 filmes para festival paraibano de audiovisual universitário

As inscrições nas cinco categorias da mostra são até 4 de novembro
publicado: 26/10/2020 18h31, última modificação: 26/10/2020 18h35
Serão aceitas produções de curta-metragem ficcional e documental, videoarte, videoperformance e videoclipe de estudantes de instituições de ensino superior nordestinas. Crédito: Oxe Festival 2020

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) seleciona 25 filmes para o Oxe Festival - Festival Paraibano de Audiovisual Universitário. As inscrições nas cinco categorias são gratuitas, até 4 de novembro, por meio do preenchimento e do envio de formulário on-line.

Serão aceitas produções de curta-metragem ficcional e documental, videoarte, videoperformance e videoclipe feitas no Nordeste, por estudantes de instituições de ensino superior da região. A temática é livre e os produtos audiovisuais podem ser em formato live-action e/ou animação. Não é obrigatório que o trabalho seja inédito.

De acordo com o regulamento do festival, as produções devem ter sido finalizadas entre janeiro de 2015 e setembro deste ano e captadas, preferencialmente, no formato Full HD (1080p), nas extensões .mov, .h264, .mkv ou .mp4.

Caso a obra inclua quaisquer conteúdos que possam necessitar de aviso de gatilho para o público (descrições de violência explícita, violência sexual, abuso, suicídio e outros), é necessário incluir a informação na descrição do vídeo.

Para a inscrição dos curtas ficcionais ou documentais que não sejam falados em língua portuguesa, por inteiro ou em trechos específicos, é impreterível conter legenda em português brasileiro.

Só serão aceitas as primeiras 25 inscrições em cada categoria, somando um total de 125 inscrições. Após esse número ser preenchido por categoria, as inscrições serão encerradas, podendo ser antes do estabelecido no edital.

A comissão de seleção será composta por alunos da disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPB. O processo de curadoria será supervisionado pela coordenadora da mostra, a professora Jéssica Rodrigues.

Haverá júri popular para premiação simbólica do melhor filme de cada categoria, com votação feita a partir de formulário disponível em link a ser divulgado nos dias do evento.

O Oxe Festival – Festival Paraibano de Audiovisual Universitário tem como finalidade divulgar obras audiovisuais universitárias nordestinas, de qualquer instituição universitária localizada na região.

Além disso, pretende-se criar um ambiente de diálogo, reflexão e interação entre os estudantes e profissionais da área, promovendo, além das exibições, atividades complementares que serão divulgadas em breve.

O evento será realizado de forma remota, em decorrência da pandemia da covid-19, entre os dias 4, 5 e 6 de dezembro. Outros detalhes sobre o festival estão disponíveis em seu regulamento. Dúvidas de qualquer natureza deverão ser encaminhadas para o e-mail oxefestival@gmail.com.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB