Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona candidatos a bolsas de doutorado sanduíche no exterior

UFPB seleciona candidatos a bolsas de doutorado sanduíche no exterior

publicado: 20/04/2023 15h22, última modificação: 20/04/2023 15h22
O financiamento será concedido no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização CAPES PrInt

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta quarta-feira (20), edital com a oferta de 15 bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), voltado para estudantes de doutorado dos 37 Programas de Pós-Graduação selecionados para o Capes-Print-UFPB. O prazo das bolsas é de seis meses a um ano para os candidatos aprovados, classificados e proficientes.

O período de inscrição das candidaturas é de 22 de abril a 1º de maio, com o início das bolsas previsto para o período de outubro a dezembro de 2023. As inscrições das candidaturas devem ser realizadas junto às coordenações dos programas de pós-graduação, por meio de apresentação de formulários de candidatura e documentações especificadas no edital Capes-PrInt-UFPB nº 01/2023 da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG).

Trata-se de oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e tratamento de dados, ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil. O programa está alinhado com o Plano de Internacionalização da UFPB com vistas à formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de ensino e de pesquisa no país.

Podem participar da seleção, estudantes de doutorado que tenham integralizado número de créditos compatível com a perspectiva de conclusão do curso, e que após a realização do estágio no exterior, tenham ainda, pelo menos, seis meses de curso na UFPB.

É preciso ainda ter cursado pelo menos o primeiro ano do doutorado, comprovar proficiência em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios de outras agências de fomento para a mesma finalidade (bolsas vigentes devem ser suspensas ou canceladas).

As bolsas estão divididas entre 03 temas e 08 projetos, aos quais as pesquisas a serem realizadas pelos doutorandos devem estar adequadas. A depender do tema e do projeto os estudantes podem se candidatar a universidades dos seguintes países: Reino Unido, França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Espanha, México, Argentina, África do Sul, Suíça, Colômbia, Portugal, Dinamarca e Japão.

De acordo com o Pró-reitor de Pós-graduação, Luiz Medeiros, o projeto CAPES PrInt tem por finalidade incentivar a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos destinados à internacionalização dos programas de Pós-Graduação.

“Em particular, a concessão de bolsas de doutorado sanduíche proporciona uma experiência complementar ao processo de formação em instituições estrangeiras de reconhecido prestígio acadêmico. Espera-se que as pesquisas, em colaboração com pesquisadores internacionais, possam contribuir para a ampliação do impacto social, mediante a concepção de soluções tecnológicas inovadoras, por exemplo”, disse ele.

No edital podem ser conferidos os programas de pós-graduação selecionados para o Capes-PrInt-UFPB, cujos alunos podem submeter candidatura à seleção para o doutorado sanduíche, requisitos mínimos, lista completa da documentação necessária para submissão, estrutura do plano de trabalho que deve ser entregue no momento da inscrição, dentre outros.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do edital podem ser obtidos junto à Coordenação do PPG e pelos endereços eletrônicos printprpg@gmail.com e sec.prpg@gmail.com, nos dias e horários de expediente destes setores da PRPG (segunda-feira a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 19h).

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins