Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona estudantes de graduação para atuar como professores bolsistas em cursos de idiomas

publicado: 02/03/2023 11h31, última modificação: 16/03/2023 17h52
A bolsa será de R$ 400 para carga horária de 16h semanais

O Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (InELC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para seleção de alunos da graduação da UFPB para atuar, na qualidade de bolsistas, como professores de língua espanhola, inglesa, e francesa. Serão ofertadas 06 bolsas para atuação nos cursos de línguas estrangeiras a serem ofertados no primeiro semestre letivo do ano de 2023.

Os professores bolsistas vão atuar principalmente na regência remota ou presencial de cursos de idiomas. Também produzirão material didático, acompanharão a evolução dos alunos, vão colaborar com atividades como regência de oficinas, palestras e aplicações de testes, dentre outros. A bolsa paga será no valor de R$ 400.

As inscrições podem ser realizadas até 05 de março, pelo formulário de inscrição disponível em: https://forms.gle/ybDKNcxQ9QU9MHC77. Para realizar a inscrição será necessária a inserção de documentos como identidade e histórico escolar.

Podem se inscrever estudantes da UFPB dos cursos Presenciais e EaD de Letras Espanhol, Letras Francês, Letras Inglês, Letras Português, bem como alunos regularmente matriculados no curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais e no curso de Tradução.

Também é necessário que o candidato tenha concluído, no mínimo, o primeiro período de graduação, tenha CRA igual ou superior a 7, e disponibilidade de 16h semanais para atuação preferencialmente no turno da tarde.

A seleção será realizada em três etapas: análise documental, prova de seleção específica de cada idioma e análise de plano de aula e, por fim, a entrevista. A avaliação didática será uma microaula na língua escolhida, a ser realizada nos dias 08 e 09 de março. O resultado final do processo de seleção está previsto para o dia 15 de março.

De acordo com a coordenadora do InELC, Profa. Andrea Silva Ponte, os bolsistas selecionados atuarão nos cursos de idiomas que serão ofertados pelo instituto para a comunidade acadêmica e público em geral entre os meses de abril e junho de 2023 e poderão ter a atuação prolongada também para os cursos com previsão de início em agosto.

Inscrições para alunos

Os interessados em ser alunos dos cursos de idiomas Inglês, Espanhol e Francês que serão oferecidos pelo InELC devem ficar atentos, segundo a Profa. Andrea Ponte, após a seleção dos professores bolsistas, será publicado um edital, previsto para março, oferecendo as vagas gratuitas nas diferentes turmas.

O edital para novos alunos será publicado no site do InELC. Os interessados também podem acompanhar o perfil de Instagram do InELC, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no qual também serão publicadas as informações para ingresso de novos alunos nos cursos de idiomas.

O objetivo do InELC da UFPB é capacitar as comunidades externa e interna da UFPB em línguas e culturas de forma a promover a ampliação de possibilidades acadêmico-científicas e profissionais.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins