Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona novos membros para Orquestra de Violões da Paraíba

UFPB seleciona novos membros para Orquestra de Violões da Paraíba

As inscrições são até 4 de março, por meio de formulário ou presencialmente
publicado: 05/02/2020 19h01, última modificação: 05/02/2020 19h01
Conjunto é o único do gênero em João Pessoa. Foto: Divulgação

A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (DEM/UFPB), está com inscrições abertas para novos membros, até 4 de março.

As inscrições são destinadas à comunidade universitária e ao público externo e devem ocorrer através do preenchimento e do envio de formulário ou presencialmente, no próprio departamento, no campus I, em João Pessoa, das 14 às 17h.

Não há limite de vagas. A seleção consistirá em entrevista e audição de peça de livre escolha com partitura, mais leitura à primeira vista, em 9 de março, na sala 104 do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), de 19 às 21h, por ordem de chegada.

Os candidatos que forem selecionados passarão a ser membros permanentes. Atualmente, um total de 25 violonistas atuam como membros da OVPB e alguns como professores nas oficinas de ensino coletivo de violão.

Os ensaios acontecem às segundas-feiras, das 19 às 21h, no mesmo espaço. A orquestra é ligada aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música, sob a coordenação da professora Carla Santos e do professor Vanildo Marinho.

Aprendizado contínuo

Os novos membros terão a oportunidade de adquirir o aprendizado de tocar violão em conjunto, ter acesso a repertórios diferenciados e a vários professores que atuam com a orquestra, bem como participar de todas as atividades pedagógicas.

“Quem entrar vai participar de tudo isso, dessa formação do violonista, de performance, de prática em conjunto, de prática de palco, das apresentações, exercício de leitura à primeira vista”, elenca Carla Santos.

Além do violão, a professora comenta que a orquestra também conta com músicos que tocam outros instrumentos, como clarinete, flauta, baixo elétrico, percussão.

“Se pessoas que tocam outros instrumentos quiserem se inscrever, é só vir aqui falar comigo, a gente recebe outros instrumentistas também”. Os interessados devem procurá-la no Departamento de Educação Musical da UFPB.

A orquestra foi fundada em 1992, pelo Maestro Gladson Carvalho. Em 1997, o grupo foi desativado e, após dez anos longe dos palcos, reestreou em 29 de novembro de 2007, no Cine Banguê, em uma apresentação para mais de mil pessoas e sob a liderança de Carla Santos e Cyran Costa.

Hoje, possui 3 CDs gravados, sendo o último intitulado “Orquestra de Violões Interpretando a Paraíba”. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail orquestravpb@outlook.com ou via mensagem para o perfil @orquestradevioloesdaparaiba no Instagram.

Ascom/UFPB