Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona projetos de iniciação científica para oferta de 1.151 bolsas a alunos de graduação

publicado: 04/05/2023 16h51, última modificação: 05/05/2023 15h53
Valor mensal das bolsas será de R$ 700,00; também serão oferecidas cotas para alunos voluntários

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicará, em breve, edital para seleção de projetos de iniciação científica a serem realizados entre setembro de 2023 e agosto de 2024. O total de bolsas concedidas será de 1.151. Destas 1.084 bolsas PIBIC, sendo 494 financiadas pelo CNPq e 590 pela UFPB; 07 bolsas PIBIC-AF/CNPq ; e 60 bolsas PIBITI, sendo 30 pagas pelo CNPq e 30 com investimento da Universidade.

Esta matéria foi alterada em 05 de maio de 2023 para retirada dos links de acesso ao Edital nº 01/2023 da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) para correção e adequação de informações no documento, inclusive o cronograma.

De acordo com Fátima Vanderlei, Coordenadora Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica da Propesq, o valor mensal das bolsas será de R$ 700,00.

O edital nº 01/2023 da Pró-reitoria de pesquisa (Propesq) disponibilizará cotas com concessão de bolsas para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB (PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI), e cotas sem bolsas para o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da UFPB (PIVIC/UFPB) e Programa Institucional de Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI/UFPB).

A modalidade PIBIC/CNPq/UFPB é destinada a graduandos da UFPB em geral, e visa à Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento. Já a modalidade PIBIC/AF/CNPq é destinada aos discentes que são atendidos pelas políticas de ações afirmativas; enquanto a modalidade PIBITI/CNPq/UFPB tem por objetivo despertar nos alunos de graduação a busca pelos conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Podem inscrever projetos para concorrer às cotas com bolsas remuneradas os pesquisadores com titulação de doutor que estejam em exercício de suas funções na UFPB, ou ainda os que estejam atuando como professores visitantes ou voluntários. Também pode inscrever projeto o proponente que esteja desenvolvendo seu Pós-doutorado na UFPB, dentro do PNPD, financiado por agência de fomento, e que esteja cadastrado no SIGPRPG.

Já para os programas PIVIC e PIVITI, para bolsistas voluntários, podem inscrever projetos pesquisadores com a titulação mínima de mestre que estejam em exercício de suas funções na UFPB.

A participação no certame compreende duas etapas: inscrição de Projetos de Pesquisa e Planos de trabalho e cadastro de dados para cálculo do Índice de Produtividade Intelectual, pelo pesquisador interessado. Cada proponente poderá cadastrar até dois projetos de pesquisa.

Para concorrer à cota de bolsa de iniciação científica PIBIC, PIBITI ou PIBIC-AF, o proponente, por meio da funcionalidade “Solicitar Cota de Bolsa”, deverá cadastrar no mínimo um plano de trabalho a cada projeto submetido, que será destinado especificamente ao discente de graduação que participará do Projeto. Cada proponente poderá inscrever até cinco planos de trabalho no âmbito do total de projetos submetidos.

Os pesquisadores da modalidade Pós-doutorado (PNPD) que concorrerão ao Processo Seletivo de Iniciação Científica, vigência 2023-2024, deverão entrar em contato com o servidor técnico administrativo Rogério Barbosa, pelo e-mail rogerio@propesq.ufpb.br. Por esse contato, o proponente receberá todas as informações necessárias para se inscrever.

Informações adicionais sobre o edital poderão ser solicitadas pelo telefone: 3216-7570, ou ainda pelos e-mails cgpaic@propesq.ufpb.br e portal@propesq.ufpb.br .

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins