Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona três projetos para bolsas de produtividade em pesquisa

UFPB seleciona três projetos para bolsas de produtividade em pesquisa

publicado: 27/07/2021 12h40, última modificação: 27/07/2021 12h44
Pesquisas somam recurso no valor de R$ 30 mil

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), divulgou a lista dos três projetos selecionados na Chamada Interna de Produtividade em Pesquisa N° 03/2020. Aprovados pelo Laboratório de Farmacologia Funcional Prof. George Thomas, os projetos totalizam um recurso no valor de R$ 30 mil.

A seleção faz parte do Programa de Apoio à Pesquisa, que busca o apoio institucional de formação e execução dos projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da UFPB em todas as áreas do conhecimento. Agora, os estudos serão colocados em prática na expectativa de que, além de reconhecidos por revistas científicas de alto impacto, representem a formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento da Ciência no país.

O primeiro projeto é coordenado pela Prof. Bagnólia Araújo Costa, do Departamento de Ciências Farmacêuticas. Sua pesquisa analisa o mecanismo de ação preventiva da suplementação alimentar com Spirulina platensis sobre as alterações na reatividade contrátil intestinal induzidas pelo consumo de dieta hipercalórica em ratos Wistar.

Os efeitos da suplementação com óleo de coco virgem sobre parâmetros murinométricos, função pulmonar e reatividade traqueal de ratos obesos asmáticos são tema do segundo projeto selecionado, que é coordenado pela Prof. Fabiana Oliveira, do Departamento de Fisiologia e Patologia.

Já o terceiro estudo aprovado para bolsa é coordenado pelo Prof. Luiz Henrique Vasconcelos, também do Departamento de Fisiologia e Patologia, que avalia a inflamação e a morfologia pulmonar em modelo experimental de asma grave induzida por obesidade em ratos Wistar. O professor reforçou o valor desse apoio aos pesquisadores no desenvolvimento científico na Universidade.

“Além de representar uma excelente oportunidade para que os discentes se insiram na área da pesquisa científica, com programas de iniciação, essa assistência institucional também possibilita o andamento de projetos de mestrado e doutorado vigentes, dessa maneira, enriquecendo a formação acadêmica do corpo discente da UFPB”, afirmou Vasconcelos.

Mais informações estão disponíveis no site da Propesq.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Ascom/UFPB