Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB seleciona tutores para cursos a distância
conteúdo

Notícias

UFPB seleciona tutores para cursos a distância

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu inscrições hoje, 22 de janeiro, para seleção de tutores de dois cursos a distância da instituição.
publicado: 06/02/2018 10h35, última modificação: 05/04/2019 16h24

Curso de Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos, promovido pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH/CCHLA), selecionará 10 tutores a distância. Estão previstas também quatro vagas para tutores presenciais nos polos de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. Os candidatos inscritos nessas vagas deverão residir no município para o qual pretendem concorrer. 

O curso, que visa a formação continuada a profissionais da educação básica, será ofertado na modalidade semipresencial e terá duração de seis meses, com início em 12 de março. A principal função dos tutores será a de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. 

No Edital n° 1/NCDH, encontram-se as demais atribuições dos tutores e as regras para candidatura às vagas, inclusive a ficha de inscrição. A seleção será realizada a partir da avaliação da documentação e currículo dos candidatos e de uma entrevista coletiva presencial. 

Os 14 selecionados participarão de formação teórica e capacitação para uso da plataforma moodle, no período de 6 a 9 de março. Os demais aprovados comporão quadro de reserva que poderá ser utilizado, a critério da coordenação do curso, observando-se a compatibilidade da formação do candidato com a nova vaga. 

As inscrições terminam em 5 de fevereiro e devem ser efetuadas pessoalmente na Secretaria do NCDH, no campus I da UFPB. O telefone para contato é (83) 3216-7468.  

Já o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas recruta até 31 de janeiro e somente para cadastro de reserva. As futuras contratações serão para atuar como tutor a distância e também presencial, nesse caso, nos polos de Jacaraci e Pombal. 

Para candidatar-se é preciso ter licenciatura ou bacharelado em Ciências Biológicas; ou bacharelado em Ecologia ou em Farmácia; ou licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia; ou licenciatura em Enfermagem, em Ciências Naturais ou em Ciências Agrárias. 

edital estipula que as inscrições devem ser feitas a partir do envio, por e-mail, da ficha de inscrição, da declaração e do termo de compromisso, preenchidos e assinados, conforme os modelos disponibilizados, e acompanhados da documentação pessoal e curriculo. 

A seleção será realizada por meio de entrevista (eliminatória) e análise documental (classificatória). As entrevistas dos tutores a distância serão realizadas na Coordenação do Curso, que situa-se no prédio do Departamento de Sistemática e Ecologia do CCEN, no campus I da UFPB. Os candidatos a tutor presencial serão entrevistados on line, a partir dos polos de apoio presencial de Pombal e Jacaraci. 

 

Requisitos 

Para participar das seleções, em ambos os casos, é necessário ter formação superior, experiência docente mínima de um ano e ter disponibilidade de 20 horas semanais, considerando que há atividades presenciais e a distância previstas para todas as vagas. 

As inscrições são gratuitas para os dois processos seletivos. Na contratação, a remuneração será feita mediante bolsa no valor de R$ 765.

 

Fonte: ACS | Rita Ferreira