Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sobe três posições e se classifica como 28ª melhor universidade brasileira, diz ranking internacional

publicado: 16/05/2023 14h41, última modificação: 16/05/2023 14h41
O ranking considera como indicadores o sucesso acadêmico, empregabilidade, corpo docente e pesquisa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se mantém na lista das 2 mil melhores universidades do mundo, estando na posição 1.199 global, e na 28ª posição considerando as universidades brasileiras. O resultado foi divulgado pela consultoria Center for World University Rankings (CWUR) na última segunda-feira (15) e consta no World University Rankings.

O registro aponta uma melhoria de três posições dentre as universidades do país e de 13 posições no âmbito mundial em relação ao resultado de 2022 do World University Rankings. A classificação neste grupo representa 5,9% das melhores universidades do mundo, de um total de 20.531 instituições de ensino superior avaliadas em nível mundial pela consultoria.

Considerando o ranking regional que engloba América Latina e Caribe a UFPB figura na posição nº48.

Para a classificação no ranking a CWUR utiliza sete indicadores objetivos e robustos baseados em resultados agrupados em quatro áreas: sucesso acadêmico, empregabilidade, corpo docente e pesquisa. A nota total alcançada pela universidade foi de 69.3 pontos.

Considerando apenas as universidades do nordeste, a UFPB é a quinta melhor colocada, outra universidade da Paraíba que figura no ranking é a Universidade Federal de Campina Grande, que aparece na 52ª posição entre as universidades brasileiras nesta edição do World University Rankings.

O ranking nacional é liderado pela Universidade de São Paulo. Já a Universidade de Harvard está em 1º no ranking mundial.

O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização internacional que presta consultoria na área de educação superior e publica um ranking das universidades desde 2012. A classificação do desempenho acadêmico das universidades leva em conta sete indicadores agrupados em quatro áreas: qualidade da educação, empregabilidade dos alunos egressos, qualidade do corpo docente e desempenho das pesquisas.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins