Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB tem 28 integrantes no ranking dos 10 mil principais cientistas do Brics
conteúdo

Notícias

UFPB tem 28 integrantes no ranking dos 10 mil principais cientistas do Brics

publicado: 30/09/2021 10h47, última modificação: 30/09/2021 11h03
Universidade ocupa a 77º posição entre as mil instituições que compõem a lista

Foto: Angélica Gouveia

O ranking dos 10 mil principais cientistas dos países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), publicado recentemente pelo AD Scientific Index, tem 28 pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A Universidade ocupa a 77ª posição entre as 1.033 Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a lista.

Entre as IES brasileiras listadas no ranking do BRICS, a UFPB ocupa a 20ª posição, entre outras duas federais de estados vizinhos. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aparece na lista na 19ª colocação, com 29 pesquisadores, enquanto a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ocupa a posição 25 no país, com 22 cientistas.

Considerando o ranking da América Latina dos 10 mil principais cientistas, a UFPB aparece na classificação com 66 pesquisadores, conquistando a 29ª posição na lista divulgada pelo AD Scientific Index, composta por 453 Instituições de Ensino Superior.

O ranking é uma classificação que apresenta a produtividade total e dos últimos cinco anos desses pesquisadores, baseados em pontuações e no número de citações no Google Acadêmico. Por meio dessa classificação acadêmica, os cientistas e as instituições de ensino podem monitorar, ao longo do tempo, a evolução desse desempenho em todos os campos e assuntos de interesse científico.

A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, destacou a importância dos pesquisadores e da ciência produzida pela UFPB. “É um grande orgulho, para todos nós que fazemos a UFPB, a classificação de nossa Universidade no Brics. Diante de tantos desafios encontrados, essa classificação só foi possível porque os pesquisadores se mantiveram motivados e proativos, levando para a sociedade solução e conhecimentos científicos e inovação”, disse a Profa. Liana Filgueira.


Conheça os 28 pesquisadores da UFPB listados no ranking dos 10 mil principais cientistas do Brics:
 

Marcelo Sobral da Silva

Patrícia Mirella da Silva

Antonio Gouveia de Souza

Ademar Pereira de Oliveira

José Maria Barbosa Filho

Antônia Lêda Oliveira Silva

Silvanda de Melo Silva

Patrícia Silva

Valdiney V. Gouveia

Luciano Coutinho Silva

Edeltrudes Lima

Mario Cesar Ugulino de Araujo

D Bazeia

Reinaldo Almeida

Claudio Furtado

Iris Braz Da Silva Araújo

VB Bezerra

Maria de Fatima Agra

Maria Miriam Lima da Nóbrega

Ieda Maria Garcia dos Santos

Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz

Eliton Souto de Medeiros

Fabio Sampaio

Maria Regina De V. Barbosa

Maria Gardênnia Fonseca

Knut Bakke

Evandro Souza

Ricardo S Rosa

***
Reportatem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia