Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB testará oito variedades inéditas de cana-de-açúcar no Brejo Paraibano
conteúdo

Notícias

UFPB testará oito variedades inéditas de cana-de-açúcar no Brejo Paraibano

Pesquisadores tentarão identificar as mais produtivas
publicado: 18/07/2019 15h49, última modificação: 18/07/2019 18h31
Mais de mil mudas das novas variedades já foram cultivadas. Crédito: Divulgação

Mais de mil mudas das novas variedades já foram cultivadas. Crédito: Divulgação

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) testará oito variedades inéditas de cana-de-açúcar no Brejo Paraibano. O Centro de Ensino, localizado no campus II, em Areia, as recebeu enquanto doação da empresa SBW do Brasil. A expectativa é a de que fortaleçam a cadeia produtiva da planta na região.

“Das nove cedidas, oito não são cultivadas tradicionalmente no Brejo Paraibano ", conta o diretor do CCA, Manuel Bandeira. A doação foi feita na forma de mudas micropropagadas, cujo processo de produção é realizado in-vitro, em laboratório, a partir de uma planta matriz,  a fim de limpá-la de microorganismos patógenos (fungos, bactérias e vírus).

Já houve o cultivo de mais de mil mudas na fazenda experimental Chã de Jardim, também em Areia, sob orientação do professor Fábio Mielezrski.  Ele explica que identificar as variações que possam ser mais produtivas dentro das condições do solo e do clima no Brejo Paraibano é um dos objetivos da pesquisa.

“Desejamos nos tornar um centro difusor de tecnologia da cultura da cana-de-açúcar para todo o Estado”, conjectura Bandeira.  Os estudos têm o apoio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).

Ascom/UFPB