Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB tem três professores designados como coordenadores de área de avaliação da Capes

publicado: 28/11/2022 15h19, última modificação: 30/11/2022 18h00
Os mandatos dos docentes vão até março de 2026

Foto: Angélica Gouveia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) designou três professores e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como coordenadores de área de avaliação, dentre um total de 49 representantes da comunidade acadêmica e científica designados por meio de portaria publicada no último dia 15 de novembro, no Diário Oficial da União.

Foram designados os docentes da UFPB Márcio Andre Veras Machado (para a área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo), Marciane Magnani (área de Ciência de Alimentos) e Evandro Leite de Souza (área de Nutrição).

Os mandatos dos coordenadores de área designados pela portaria terão início em 10 de dezembro de 2022 e terminarão em 15 de março de 2026.

O assessoramento científico prestado à Capes, no âmbito da educação superior, dá-se por meio dos coordenadores das diversas áreas de avaliação, escolhidos entre profissionais de reconhecida competência, atuantes no ensino de pós-graduação e na pesquisa. A Coordenação de Área da Capes é umas das atividades mais relevantes do sistema nacional de pós-graduação, pois retém a responsabilidade de, além de proceder às avaliações, fomentar a pós-graduação e os respectivos cursos de mestrado e doutorado vinculados.

Conforme disse o professor Márcio, que recentemente foi Pró-reitor de Administração da UFPB, a sua indicação para a nova função é uma demonstração da relevância da Instituição na liderança nacional, especialmente na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.

O professor Márcio Machado é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ) e vem mantendo atuação desde 2009 como docente permanente dos programas de pós-graduação em Administração (PPGA) e Ciências Contábeis (PPGCC). Ele atuou de 2018 a 2022 como Coordenador Adjunto da mesma área na Capes.

“Representar a área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo significa o reconhecimento de uma trajetória acadêmica e de liderança na área, trajetória essa que teve seu ápice em 2018, quando fui convidado pelo Prof. Édson Guarido, coordenador da área (2018-2022), para ser seu adjunto. Portanto, sei exatamente do desafio e da responsabilidade que a indicação representa e estou preparado para assumi-la, com a mesma dedicação que tenho me tido na coordenação adjunta nos últimos quatro anos e à pós-graduação de forma geral”, afirmou o Prof. Márcio.

Para o professor Evandro Leite de Souza, que também atuou como coordenador adjunto de programas acadêmicos da área de Nutrição e agora é designado como coordenador da área de Nutrição, a evolução das notas de avaliação dos programas de pós-graduação aumenta a possibilidade da Instituição ter seus professores indicados para essas funções, projetando a Universidade.

“Destaca-se o protagonismo que a UFPB vai ter, porque esses professores estão envolvidos em todas as ações, tanto de planejamento como de execução, da política de pós-graduação nas suas respectivas áreas. A UFPB nunca teve três coordenadores de áreas de forma simultânea, tínhamos alguns coordenadores adjuntos. Para esse novo ciclo a novidade é que a UFPB vai ter três coordenadores de área, o que dá uma projeção à Instituição relacionada à evolução da qualidade da pós-graduação”, analisou o docente.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, parabenizou os docentes pela designação para representar a comunidade acadêmica e científica junto à Capes e acrescentou que o nome do professor Márcio é o primeiro do Nordeste a representar a área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. “Isso é muito importante para a UFPB, significa inserção e o reconhecimento desse trabalho extraordinário dos professores”, disse o Reitor.

Designação de coordenadores

O mandato dos atuais coordenadores de área, que deveriam ter sido encerrados em 6 de abril de 2022, foram prorrogados até 9 de dezembro de 2022 para permitir a conclusão das atividades relacionadas à avaliação quadrienal atual.

Compete à Presidente da Capes designar os coordenadores de área de avaliação, dentre listas tríplices elaboradas e remetidas pelo Conselho Superior da Capes. É o Conselho Superior da Capes que define o processo e os critérios de escolha dos coordenadores das áreas de avaliação.

Por meio do Edital nº 042/2022, os programas de pós-graduação, as sociedades científicas e as associações relacionadas à pós-graduação de âmbito nacional foram convocadas a submeter indicações de docentes ou pesquisadores para desempenho da função de coordenador de cada uma das 49 áreas de avaliação. A Capes recebeu da comunidade acadêmica e científica a indicação de um total de 1.264 docentes ou pesquisadores.

Em 28 de setembro de 2022, o Conselho Superior da Capes elaborou as listas tríplices, adotando como critérios preponderantes a legitimação de cada indicado, bem como a busca por equidade na representação.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia