Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB testa ração de mandioca para produzir filé de peixe com menos gordura
conteúdo

Notícias

UFPB testa ração de mandioca para produzir filé de peixe com menos gordura

Farelo da raiz integral da mandioca será usado na alimentação do peixe-panga
publicado: 24/07/2020 21h26, última modificação: 24/07/2020 21h26
Sucesso do experimento poderá beneficiar fábrica de ração para peixes em Guarabira, no Agreste paraibano, que terá a possibilidade de atender à demanda de produtores do Rio Grande do Norte. Foto: Pescados Vemar/Reprodução

Sucesso do experimento poderá beneficiar fábrica de ração para peixes em Guarabira, no Agreste paraibano, que terá a possibilidade de atender à demanda de produtores do Rio Grande do Norte. Foto: Pescados Vemar/Reprodução

O projeto "Uso de Farelo da Raiz Integral de Mandioca na Alimentação de Pangasius", da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), utilizará farelo de mandioca para desenvolver filé da carne de peixe-panga com baixo teor de gordura e mais cristalina. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Alda Amancio, a ideia surgiu após uma conversa com o gerente de produção da empresa Aquavita, que produz ração para peixes. 

“Ele relatou que os produtores do Rio Grande do Norte estão tendo problemas com a qualidade do filé da espécie Pangasius [conhecido popularmente como peixe-panga]. Os peixes estão acumulando gordura e ficando com o filé amarelado”, conta Alda. 

O objetivo do projeto da UFPB é examinar se a troca do farelo de milho pelo de mandioca, na alimentação dos peixes, irá deixar a carne deles com menos gordura e o filé mais cristalino. 

“O preço do filé de Pangasius é maior quando a carne está mais clara. Além disso, os produtores de mandioca da região poderão ter uma boa oportunidade para comercializar o produto. Em Guarabira, existe uma fábrica de ração para peixes que poderá absorver a produção”, destaca a professora. 

Alda Amancio afirma que a escolha pela espécie Pangasius, considerado um peixe exótico, deu-se pelo fato de a carne dele ter relevante aceitação no mercado e apresentar vantagens significativas para a produção. 

“Na Paraíba, a espécie só é permita em experimentos e a produção em escala comercial ainda não foi autorizada. Mas, no Rio Grande do Norte, já existem produtores de carnes dela. O Pangasius é um peixe originário da Ásia e possui carne macia e sem espinhas, geralmente comercializado em forma de filés”, explica a professora. 

Segundo o projeto da UFPB, do ponto de vista zootécnico, o peixe-panga é uma excelente espécie para a aquicultura. Ele não necessita de altos índices de proteína na ração e tem o hábito alimentar onívoro, assim como a tilápia. 

“O preço do filé de peixe está atrelado à cor da carne. Dessa forma, há a necessidade de fontes alternativas de ingredientes energéticos que não possuam caroteno [pigmentos coloridos] para substituir o farelo de milho”, distingue a professora. 

Os experimentos do projeto serão realizados no Laboratório de Aquicultura, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, campus de Bananeiras da UFPB. Além da professora Alda Amancio, a iniciativa conta com a pesquisadora Maria da Piedade Nero e o técnico do laboratório João Alberto Ferreira. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB