Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB transmite curso “Abordagens Clínicas sobre a Covid-19” pelo YouTube

UFPB transmite curso “Abordagens Clínicas sobre a Covid-19” pelo YouTube

publicado: 13/04/2021 18h59, última modificação: 13/04/2021 19h01
Aulas destinadas a alunos de medicina são abertas à comunidade acadêmica e da área de saúde

Foto: Angélica Gouveia

O Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (CCM/UFPB), em conjunto com a Unimed - João Pessoa e com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), realiza, do dia 13 ao dia 23 de abril, o curso “Abordagens Clínicas sobre a Covid-19”, que poderá ser acompanhado pelo público em geral por meio do canal da TV UFPB no YouTube.

As inscrições ocorreram pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), prioritariamente, para os atuais formandos de medicina da UFPB (turma 103). Todavia, toda a comunidade acadêmica e da área de saúde pode se beneficiar das aulas, uma vez que elas também serão transmitidas pelo canal da TV UFPB no YouTube. Os alunos de medicina participarão das aulas por meio da plataforma Google Meet.

Integram a equipe de coordenadores do evento Dr. Eduardo Sérgio Soares Sousa (docente da UFPB e atual diretor do CCM), Dr. Gualter Ramalho (docente da UFPB e atual Presidente da Unimed-JP), Dr. José Givaldo Melquiades Medeiros (Coordenador do Curso de Medicina da UFPB), Dr. Gilvandro Lins (docente da UFPB e Gestor de Novos Negócios da Unimed-JP), Dr. Petrúcio Abrantes (docente voluntário, cirurgião torácico do HULW e Diretor de Provimento da Unimed-JP), Dr. Eymard Filho (docente da UFPB e Gerente de Atenção à Saúde do HULW), Moisés Dantas Cartaxo e Rebeca Fonseca (discentes formandos de medicina da UFPB).

De acordo com o Prof. Eduardo Sérgio, a parceria entre a UFPB e a Unimed-JP “perpassa por uma cooperação técnico-científica desde o início da pandemia, quando do auxílio interinstitucional para a realização dos exames diagnósticos da covid-19, em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular do CCM-UFPB e do Núcleo de Endemias do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFPB)”.

Já o HULW é o principal campo de estágio dos discentes do curso de medicina da UFPB, acolhendo-os durante toda a formação. No percurso da pandemia, recebeu inúmeros pacientes, prestando assistência inclusive a doentes manauaras, quando do colapso do sistema de saúde daquele estado.

“Agora, motivados pela responsabilidade social com uma formação científica ampla e de qualidade, de forma colaborativa, o CCM/UFPB, a Unimed-JP e o HULW oferecem este curso com o objetivo de trocar experiências, impactando diretamente na formação dos médicos que logo atenderão e auxiliarão na assistência da população”, salientou o Prof. Eduardo Sérgio.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia