Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB treina 20 profissionais para laboratórios de testes da Covid-19
conteúdo

Notícias

UFPB treina 20 profissionais para laboratórios de testes da Covid-19

Na capacitação, terceirizados aprenderam a higienizar os espaços sem comprometer a própria saúde
publicado: 15/04/2020 13h21, última modificação: 15/04/2020 13h21
Durante treinamento, trabalhadores receberam instruções sobre, por exemplo, a forma correta de usar e retirar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Foto: Divulgação

Durante treinamento, trabalhadores receberam instruções sobre, por exemplo, a forma correta de usar e retirar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta terça-feira (14), treinamento sobre desinfecção e novo coronavírus para cerca de 20 profissionais que atuarão na limpeza do Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I, em João Pessoa. 

O espaço é o primeiro laboratório para realização de testes da Covid-19 na UFPB, tem capacidade para analisar 100 amostras por dia e a previsão é de que comece a funcionar nesta quinta-feira (16). O treinamento abordou temas como biossegurança, tipos de desinfecção e fluxo de resíduos. 

De acordo com o professor Bruno Galvão, que ministrou o treinamento, a ação foi realizada em formato de oficina, capacitou trabalhadores que atuam nos laboratórios da UFPB e que possuem insalubridade por desenvolverem atividades em setores com cuidados maiores para a saúde.

“Foram quase 20 pessoas que atuavam em espaços de ensino e pesquisa com riscos atrelados à jornada de trabalho e recebem insalubridade para tanto. São dos centros de Ciências Médicas e da Saúde e da Escola Técnica de Saúde. Já contam com noções sobre higienização de procedimentos de saúde”, afirma.  

Além do espaço no CCM, os profissionais também atuarão no Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no laboratório da Escola Técnica de Saúde (ETS), que devem começar a funcionar neste mês e foram estruturados por meio de colaborações de entidades paraibanas da construção civil para ampliar a quantidade de testes do novo coronavírus no estado da Paraíba.  

Na capacitação, o professor Bruno Galvão conta que foram enfatizadas as técnicas de limpeza e desinfecção em ambientes de serviços de saúde. 

Desde locais que realizam diagnósticos em laboratórios até os que recebem pacientes com Covid-19 nas enfermarias. O protocolo é basicamente o mesmo. Mostramos o que é o vírus, a doença, as técnicas e os procedimentos que devem ser adotados de acordo com as recomendações das vigilâncias sanitárias”, explica.  

Galvão salienta que, na ocasião, foram mostradas a rotina e a paramentação para fazer o processo de limpeza da superfície e do ambiente. 

Quais substâncias irão utilizar e a forma como se comportar dentro dos laboratórios foram discutidas. Outra coisa importante foi a ‘desparamentação, que é preocupante diante do grande número de infecção por profissionais. Mostramos a forma correta de usar e retirar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de toda a ação para o ambiente não ficar desprotegido e contaminar os profissionais”.  

Para começar as atividades e realizar os exames, o Laboratório de Biologia Molecular do CCM receberá as amostras colhidas pela Secretaria de Estado da Saúde e pelas secretarias de saúde municipais. O trabalho será feito em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), que já realiza 120 testes por dia e ficará responsável por compilar os dados e divulgar os resultados.  

Ascom/UFPB