Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB vai começar 11 projetos sociais no Brejo paraibano em julho
conteúdo

Notícias

UFPB vai começar 11 projetos sociais no Brejo paraibano em julho

Ações têm o objetivo de promover qualidade de vida e uso racional de recursos naturais
publicado: 26/06/2020 18h00, última modificação: 26/06/2020 18h02
Microrregião conta com 15 municípios. O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias está localizado em Bananeiras. Foto: Maurizete Cruz/Primavera no Campus

Microrregião conta com 15 municípios. O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias está localizado em Bananeiras. Foto: Maurizete Cruz/Primavera no Campus

O Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus III, em Bananeiras, divulgou, neste mês, resultado de processo seletivo para financiamento de auxílios aos discentes vinculados a 11 projetos de responsabilidade social no Brejo paraibano. 

Entre as ações selecionadas estão “Reforço escolar como prática de inclusão social de crianças carentes da comunidade de Santa Fé”, “Sistema agroflorestal: estratégias e práticas adaptativas de educação ambiental a agricultores e estudantes do Brejo paraibano” e “Lugares de memória e história em Solânea e Bananeiras”. 

De acordo com documento publicado pela diretora do centro, professora Terezinha Domiciano Dantas, o objetivo foi selecionar ações de responsabilidade social e iniciativas que contribuíssem com a melhoria da qualidade de vida e o uso racional de recursos naturais no Brejo paraibano. 

“O edital tinha por objeto a seleção de projetos de pesquisa, ensino ou extensão no CCHSA. As ações deveriam ser voltadas à responsabilidade social da região e pertinentes às políticas e à legislação em vigor”, destaca a gestora a partir do edital do processo seletivo. 

A Comissão das Comunidades Europeias definiu que “ser socialmente responsável não se restringe ao cumprimento de todas as obrigações legais”. Para a instituição da União Europeia, a responsabilidade social implica "ir mais além através de um ‘maior’ investimento em capital humano, no ambiente e nas relações com outras partes interessadas e comunidades locais”. 

De acordo com o órgão europeu, alguns fatores que motivam a evolução para a responsabilidade social pelas instituições são: critérios sociais que possuam influência crescente sobre as decisões individuais ou institucionais; preocupação crescente face aos danos provocados no meio ambiente pelas atividades econômicas; e transparência gerada nas atividades empresariais pelos meios de comunicação social. 

Os eixos das iniciativas de responsabilidade social presentes na seleção da UFPB diziam respeito ao meio ambiente, educação em direitos humanos, relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira, africana e indígena, defesa da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural e qualidade de vida. 

Os projetos selecionados na UFPB foram avaliados em critérios como participação social em todas as suas fases (elaboração, execução, gestão e acompanhamento das ações), capacidade de trazer novas metodologias, tecnologias sociais e estratégias passíveis de replicação nas comunidades do Brejo Paraibano e efetivação de ações que promovam a articulação da comunidade e instituições locais e regionais. 

O valor das bolsas para cada estudante que irá atuar nos projetos é de R$ 400. Foram selecionadas iniciativas com estudantes de graduação, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, e do curso técnico, do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros. As ações devem começar no próximo mês de julho e têm duração de seis meses. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB