Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB vai inaugurar o primeiro Museu de Ciências Morfológicas na Paraíba

UFPB vai inaugurar o primeiro Museu de Ciências Morfológicas na Paraíba

publicado: 23/04/2021 19h19, última modificação: 24/04/2021 12h20
O espaço será aberto para visitação da comunidade acadêmica e do público em geral

Foto: Oriel Farias

O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será inaugurado no dia 14 de maio, às 9hO espaço será aberto para visitação da comunidade acadêmica e do público em geral, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I, em João Pessoa.

A iniciativa é um projeto pioneiro na Paraíba, pois não existe nenhum outro museu de Ciências Morfológicas no Estado. Para o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. João Euclides, espaço, que vai apresentar aos visitantes a história da vida, por meio de estruturas do corpo humano, é a concretização de um sonho antigo da comunidade acadêmica do Departamento de MorfologiaA obra foi concluída enovembro de 2020.

Ele representa não somente um atrativo dentro da própria Universidade, como uma inovação, pois vai fomentar o turismo científico e divulgar o conhecimento para os estudantes e o público como um todo”, destacou.

O museu será voltado para disseminação do conhecimento nas áreas de Histologia, Embriologia e Anatomia Humana. Ele será composto por uma coleção científica que inclui, entre outros itens, peças formolizadas de embriões e fetos humanos em diferentes fases do desenvolvimento.

Por meio da coleção, serão expostos os sistemas que formam o corpo humano, a exemplo dos sistemas Circulatório, Nervoso, Respiratório e Reprodutor. Os visitantes poderão visualizar células, tecidos e órgãos por meio de microscópios ópticos, além de assistir a conteúdos apresentados por meio de vídeos e painéis.

Além do manuseio de microscópio, haverá telas de tablets/totens com informações digitais que o usuário pode acessar. O museu também contará com uma sala de exposições de conteúdos audiovisuais institucionais e sobre o corpo humano, mostrando desde sua concepção até sua completa formação.

Segundo a diretora do MCM e chefe do Departamento de Morfologia do CCS, Monique Paiva, o objetivo principal nesse momento é promover a interação dos visitantes com a contemplação das peças do acervo, guiados por alunos extensionistas, que farão a explanação dos assuntos.

Teremos em nosso acervo peças anatômicas sintéticas e naturais humanas preparadas e conservadas por diferentes técnicas. O visitante pode observar de perto placentas e fetos em diferentes estágios de desenvolvimento, como também órgãos e segmentos humanos preparados por meio de dissecação e conservação em formol ou glicerina”, contou Monique.

Um dos grandes destaques do museu é uma múmia cuja preparação data de meados de 1960. A solenidade de inauguração será destinada a convidados, porém, posteriormente, o espaço será aberto ao público.

Nossa intenção é abrir ao público a partir de junho, mas estamos na dependência das condições epidemiológicas relacionadas a pandemia dcoronavírus”, esclareceu a gestora.

A visita será feita com agendamento para grupos de estudantes de escolas públicas e privadasPara o público em geral, o museu vai disponibilizar horários exclusivos que serão divulgados nsite do Departamento de Morfologia (DMORF).

Mais informações sobre o museu estão disponíveis no Instagram @mcmorfologicasufpb.

Reportagem: Milena Dantas e Carlos Germano
Edição: Aline Lins