Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB visita polo EaD de Santa Luzia e conhece produção de orgânicos e biodinâmicos na Fazenda Tamanduá, em Patos

publicado: 05/08/2021 10h55, última modificação: 05/08/2021 12h13
Instituição apoia reativação da unidade em Santa Luzia e visa parcerias com a Fazenda Tamanduá

Foto: Oriel Farias

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, e uma comitiva de gestores da instituição, visitou, nesta quarta-feira (04), o polo universitário EaD vinculado ao sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) no município de Santa Luzia, visando a possibilidade de sua reativação. A equipe também conheceu a Fazenda Tamanduá, localizada no município de Patos. Ela é pioneira no setor orgânico e na agricultura biodinâmica.

“Há muito interesse do Município em reativar o polo EaD de Santa Luzia, e se pode reativar a qualquer momento. É uma região central e que cresce muito, sobretudo em razão de exploração de energia eólica quanto solar, então precisa de capacitação de pessoas, inclusive a possibilidade de pensar em cursos voltados para energias alternativas e renováveis”, explicou o Reitor Valdiney Gouveia.

Integram a comitiva da UFPB o diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Prof. Euler Macêdo, a diretora da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), Profa. Kely Gomes, e a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes.

No polo EaD de Santa Luzia, ainda não houve oferta de nenhuma disciplina, embora, segundo o Reitor Valdiney Gouveia, a prefeitura tenha investido em uma boa infraestrutura, com salas de aula, direção e coordenação, além da localização, próximo ao centro da cidade, em área urbana.

“Há um laboratório para informática, mas precisa ser atualizado, e a biblioteca que me parece o grande gargalo, pois é necessário ainda um acervo. Porém, há interesse tanto da Secretaria de Educação quanto do prefeito da cidade para revitalizar o polo e começar a oferecer cursos”, explicou o Prof. Valdiney.

A secretária municipal da Educação, Fátima Sales, ressaltou a importância do polo UAB para a região e da visita da gestão da UFPB ao Município. “Estamos muito satisfeitos em receber o Reitor da UFPB e estamos na expectativa de retomar as atividades do polo UAB de Santa Luzia, com muito entusiasmo e para atender não só Santa Luzia, mas toda a região do Vale”, comentou.

Em Patos, a equipe da UFPB visitou a Fazenda Tamanduá. Eles visitaram espaços de produção, a exemplo de algas, frutas, animais, entre outros espaços das instalações. “É uma fazenda que, além de produzir orgânicos, produz biodinâmicos. É incrível que, na Fazenda, existam contribuições das universidades federais do Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, mas a da Paraíba não está presente; e poderia estar presente em áreas diversas, desde a agronomia, a criação de gado, de caprinos, então, existem muitas possibilidades de a UFPB atuar, inclusive em energias renováveis”, disse o Reitor Valdiney Gouveia.

O grupo da UFPB foi recebido pelo gerente de produção da Fazenda Tamanduá, o engenheiro agrônomo Flávio Medeiros, que acredita na possibilidade de atuação conjunta com a UFPB. “Estamos interessados em fazer parcerias e trabalhos dentro da nossa área, para gerar benefícios tanto para a vida acadêmica como para a produção”, disse ele.

Nesta quinta-feira (05), o Reitor e sua equipe visitam o complexo de usinas fotovoltaicas do grupo Rio Alto Energias Renováveis, localizado no município de Coremas, no Sertão paraibano, com o objetivo de prospectar tecnologias e projetos na área de energias renováveis, especialmente energia solar.

Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias