Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB retoma serviço de reconhecimento de diploma de pós no exterior

UFPB retoma serviço de reconhecimento de diploma de pós no exterior

Solicitações devem ser realizadas por meio da plataforma Carolina Bori
publicado: 02/06/2020 20h32, última modificação: 02/06/2020 20h32
Operacionalização havia sido interrompida devido à suspensão das atividades presenciais na UFPB, por causa da pandemia da Covid-19. Crédito: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retomou o serviço de reconhecimento de diploma estrangeiro por meio da plataforma Carolina Bori. A Portaria Nº 56/2020, de 28 de maio, publicada pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da instituição, tornou pública a reabertura para novas solicitações. O documento determina, ainda, que seja retomada a contagem de tempo das solicitações que estão aguardando complementação de documentos.

Com a suspensão das atividades presenciais na UFPB, em decorrência da pandemia da Covid-19, o reconhecimento de diploma havia tido a operacionalização suspensa. Agora, com o rito processual on-line, é possível reativar o serviço, explica a coordenadora geral de acompanhamento e avaliação dos programas de pós-graduação da UFPB Márcia Fonseca.

“A gente resolveu operar on-line naturalmente, em todos os sentidos. O reconhecimento de diplomas é inerente à atividade da pós-graduação. Antes da portaria, emitimos dois comunicados avisando que retomaríamos o serviço”, afirma a gestora.

Eliana Bezerra, da Coordenação Geral de Operacionalização das Atividades de Pós-Graduação, explica que o documento físico não está sendo entregue ainda por causa da pandemia. “Estão sendo emitidas certidões on-line, a fim de comprovar que o diploma do requerente foi reconhecido pela UFPB”, conta.

Segundo ela, quando o serviço foi interrompido, havia requerentes que já possuíam a documentação necessária e outros que estavam com dificuldade para conseguir contato com instituições no exterior para complementação da documentação. “A reabertura gradual no exterior deve possibilitar a continuidade dos processos. A portaria atenderá a essas duas situações. Temos 30 solicitações aguardando reenvio”.

Eliana Bezerra destaca a importância da retomada desse trabalho. “Ter o diploma reconhecido é fundamental para que as pessoas possam apresentar projetos, participar de pós-graduação, de seleções específicas, de pesquisas relacionadas à Covid-19”.

A UFPB começou a adotar a Plataforma Carolina Bori para reconhecer diploma estrangeiro de mestrado e doutorado por meio da Portaria Nº 01/2020 da PRPG, de 20 de janeiro deste ano.

Antes, a validação levava dois anos porque o processo era interno e toda documentação necessária era solicitada diretamente ao interessado e à instituição estrangeira. A mudança possibilitou mais celeridade ao processo de validação, por meio de sistema informatizado, podendo ser concluído em um tempo médio de um a três meses.

plataforma é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação, em abril de 2017, para gestão e controle de processos de revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil. O requerente pode escolher a instituição na qual solicitará a revalidação de diploma para os cursos de graduação e/ou reconhecimento de diploma de mestrado ou de doutorado stricto sensu.

Reportagem: Aline Lins | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB