Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Últimos dias de inscrição em seleção para intercâmbio na Universidade de Vechta, na Alemanha

publicado: 01/11/2022 12h05, última modificação: 01/11/2022 14h38
Estudantes de graduação de 13 cursos da UFPB podem se candidatar até 02 de novembro

Foto: University of Vechta/Meckel

Alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que desejarem cursar disciplinas do curso na Universidade de Vechta, na Alemanha podem se inscrever, até o dia 02 de novembro, em seleção da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI).

Podem concorrer às vagas estudantes matriculados em um dos 13 cursos de graduação da UFPB listados no edital: administração, ciências econômicas, relações internacionais, línguas estrangeiras aplicadas às negociações internacionais, serviço social, tradução, ciências sociais, educação física, matemática, filosofia, história, letras e pedagogia. Também estão aptos a participar estudantes da área de saúde interessados em estudos de gerontologia.

Também são pré-requisitos para concorrer às vagas ter o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7, ter integralizado o mínimo de 30% e o máximo de 90% da carga horária total do curso, e não estar com o curso trancado no período da inscrição.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente por e-mail para mobilidade@aci.ufpb.br, contendo formulário de inscrição preenchido e assinado, e toda a documentação exigida pelo edital, incluindo o relato de intenção de estudos contendo a motivação em estudar a sociedade alemã.

O início da mobilidade está previsto para março de 2023. A universidade de Vechta poderá oferecer ajuda de custo por até três meses em valor a ser estabelecido, a divulgação do valor da ajuda de curso está prevista para fevereiro de 2023.

Caberá ao estudante em intercâmbio, ou a seu responsável legal, financiar todas as suas despesas relacionadas ao período de intercâmbio, incluindo taxas, vistos, passaporte e outras despesas necessárias pré viagem que não estejam previstas como obrigatoriedade das universidades no acordo entre as instituições.

Os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas deverão apresentar à ACI, até o dia 11 de Novembro, documento que comprove conhecimento equivalente, no mínimo, ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Goethe-Zertifikat B1 ou OnSET), ou obter nota suficiente em teste de expressão oral a ser realizado em parceria com a ACI através de link a ser divulgado posteriormente na página do edital.

A avaliação se dará em duas etapas, sendo a análise do cumprimento dos requisitos e Avaliação do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e Curricular (AC), quando serão distribuídos pontos, conforme critérios constantes no edital. Serão classificados os cinco primeiros candidatos aprovados, e é recomendável que os candidatos já possuam passaporte.

O resultado do processo seletivo está previsto para 29 de novembro.

Segundo o Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), Prof. Sandro Marden, o processo de internacionalização da UFPB ocorre nos pilares ensino, pesquisa e extensão. Assim, a UFPB recebe discentes estrangeiros interessados em estudar e realizar pesquisas, ao passo que envia para universidades parceiras estudantes da UFPB que buscam experiências acadêmicas em outros países. "Esses convênios com universidades no exterior possibilitam todo este processo numa via de mão dupla", afirmou.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: University of Vechta/Meckel