Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Últimos dias de inscrição para mestrado em Ecologia e Monitoramento Ambiental da UFPB

publicado: 12/04/2023 17h56, última modificação: 13/04/2023 13h16
São ofertadas 16 vagas, com inscrições até 14 de abril

Foto: Oriel Farias

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA), do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB), está com inscrições abertas para preenchimento de 16 vagas no curso de mestrado. As inscrições para o processo de seleção podem ser realizadas ate 14 de abril no endereço eletrônico https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/processo_seletivo/

Para efetivação da inscrição é necessário anexar arquivo único em PDF com o projeto de pesquisa, o memorial acadêmico e a documentação solicitada no edital.

Do total de vagas oferecidas, 33% serão destinadas a candidatos autodeclarados ou oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, o que corresponde a 6 vagas.

Para os candidatos indígenas será necessária a apresentação de documento comprobatório de pertencimento a povo indígena, emitido por autoridade indígena reconhecida. As pessoas com deficiência deverão apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência.

As 16 vagas ofertadas pelo PPGEM são distribuídas em duas linhas de pesquisa: caracterização da biodiversidade e planejamento sistemático para conservação; e monitoramento de biodiversidade e avaliação de impactos ambientais.

A seleção será composta de duas etapas de caráter eliminatório (análise do projeto de pesquisa e análise do memorial acadêmico) e uma etapa classificatória (análise curricular). Todas as etapas serão realizadas em modo online.

O PPGEMA é vinculado ao Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV - Litoral Norte, e tem como foco atender a demandas específicas no Estado da Paraíba, em particular a necessidade de estudos aplicados em conservação da biodiversidade e manejo sustentável de recursos naturais aquáticos e terrestres, particularmente no ambiente marinho (costeiro e oceânico) e na Mata Atlântica.

Os alunos do programa poderão auxiliar ainda na criação de políticas públicas relacionadas à conservação e manejo de recursos naturais e na formulação e implantação de planos de manejo de Unidades de Conservação.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui

Edição: Aline Lins