Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > V Feira de Engenharia Elétrica da UFPB recruta estudantes para criar projetos inovadores

Os melhores protótipos tecnológicos serão apresentados no evento
publicado: 18/02/2020 18h03, última modificação: 18/02/2020 18h20
Evento ocorrerá em 30 e 31 de maio, no Mangabeira Shopping, em João Pessoa. Foto: Divulgação

A V Feira de Energia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promovida pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), com o apoio do Programa de Educação Tutorial (PET), será realizada nos dias 30 e 31 de maio, no Mangabeira Shopping, em João Pessoa, das 14 às 20h.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro, por meio do preenchimento e do envio de formulário, para a seleção de alunos do Ensino Médio, técnico ou de graduação interessados em desenvolver projetos. Para monitoria durante o evento, as inscrições são por esta outra ficha.

A feira irá premiar os três melhores projetos em duas categorias: público e comissão técnica. As linhas de pesquisa são Robótica, Eletrônica, Domótica (Automação Residencial) e Tecnologias Sustentáveis.

O evento, que é realizado a cada dois anos, já tem uma década de criação. É um evento que busca promover o conhecimento acerca da tecnologia e impulsionar alunos de destaque, através da realização de experimentos científicos e tecnológicos.

Na edição anterior, em 2017, a feira alcançou uma marca de 28 projetos apresentados ao público. Este ano, a proposta é chegar a 30 concepções.

Para isso, a comissão organizadora pretende captar alunos com o objetivo de montar pelo menos cerca de 40 equipes, para, ao final, se houver desistências, garantir em torno de 30 grupos. Os alunos inscritos podem formar equipes com até três integrantes.

No ano passado, mais de 1,5 mil pessoas a visitaram. Durante o evento, os alunos poderão expor e competir com seus protótipos, montagens, dispositivos e equipamentos, como também com painéis.

Além disso, serão promovidas palestras sobre o tema, exposições diversas, oficinas de montagem e minicursos abertos a todos. Este ano, entre as novidades, estão oficinas e palestras na área de empreendedorismo.

Upgrade na carreira

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica Euler de Macêdo, um dos coordenadores do evento, destaca que a feira tem o potencial de incentivar os alunos a seguirem a carreira tecnológica, por meio da capacitação para o desenvolvimento de projetos.

“O aluno, mesmo no Ensino Médio, tem uma formação diferenciada ao participar desse tipo de competição”, afirma. O coordenador explica que, para se inscrever, os alunos de 1º, 2º e 3º anos precisam submeter a proposta de projeto para, por meio de triagem, ser analisado se é exequível ou não.

“Após essa triagem, a gente capacita esses alunos em algumas ferramentas básicas necessárias para desenvolver os projetos e, a partir daí, é feita a seleção, com a classificação dos que se destacarem”, esclarece. A exposição é aberta ao público.

Alunos que foram campeões na última edição da feira representaram a Paraíba na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), e um dos projetos foi premiado na área de tecnologias assistidas: um leitor de cores.

Trata-se de uma espécie de caneta que identifica a cor do objeto. “A demanda surgiu de um dos alunos que tinha um amigo deficiente visual. Ele tinha uma dificuldade muito grande de saber a roupa que iria usar”, explica Euler Cássio, destacando a importância da aplicabilidade dos projetos.

Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico da feira. Também é possível acompanhar as novidades pelas redes sociais: @feiraee no Instagram e @feeufpb no Facebook.

Ascom/UFPB