Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Vencedores do Prêmio PRPG de Teses e do Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses recebem certificados da UFPB

publicado: 10/05/2022 16h55, última modificação: 10/05/2022 16h55
Premiação ocorreu na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Reitoria

Foto: Angélica Gouveia

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Reitoria, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) premiou os vencedores do Prêmio PRPG de Teses e do Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, referente à edição de 2020, que avaliou trabalhos desenvolvidos em 2019. A cerimônia de entrega dos certificados foi presidida pela Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira.

Também integraram a mesa diretiva da premiação o Pró-reitor de Pós-Graduação, Prof. Fernando Perazzo, a coordenadora do Pibic na Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq/UFPB) Fátima Wanderley, o coordenador da Coordenação de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação – CAAPG da PRPG, José Humberto Vilar, e o diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), Prof. Euler Macedo.

A Profa. Liana elogiou e parabenizou os premiados do evento. Ela pontuou que é por meio da pesquisa, juntamente com a extensão, que o conhecimento produzido na Instituição é levado para fora da Universidade. “Desde que assumimos, nossa gestão tem investido na questão da pesquisa porque estamos cientes do que ela representa”, comentou.

De acordo com a Vice-Reitora, a pesquisa impulsiona o crescimento tecnológico-científico do país, que reflete em escala global. “Um trabalho desse não se limita apenas a compor uma tese, mas a melhorar as condições do nosso Estado e País. A partir disso, é um passo dado para o melhoramento de nossa excelência como uma referência de universidade federal”, adicionou.

Foram 14 teses vencedoras do Prêmio PRPG de Teses 2020, com três também sendo premiadas no Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses. Em virtude da pandemia de Covid-19, a realização de um evento presencial ao longo dos anos de 2020 e 2021 foi impossibilitada.

“É uma premiação ímpar, que revela o potencial e o perfil dos nossos pesquisadores dentro de cada programa de pós-graduação. Fica evidente a qualidade das pesquisas trabalhadas nos doutorados em nossa Instituição”, afirmou o Prof. Fernando Perazzo, Pró-reitor de Pós-Graduação, que também convidou os pesquisadores da UFPB a participarem do novo edital da premiação que será lançado em breve.

Para a Profa. Michelline Toscano de Brito, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos, uma das vencedoras do Prêmio PRPG de Teses, receber o certificado é uma forma de incentivar colegas a trabalharem em busca do desenvolvimento da Instituição.

“Sou filha da UFPB. Aqui foi onde me formei e, hoje, sou docente do Departamento de Odontologia. Foi um grande desafio desenvolver um projeto inovador dentro da área de odontologia, envolvendo também farmácia. Ter esse reconhecimento por parte da Universidade é muito incentivador para que outros programas, pesquisadores e colegas busquem trabalhar em prol da Universidade e da pesquisa”, disse a professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Ela foi premiada pela tese “Micropartículas com clorexidina: caracterização, atividade antimicrobiana contra microrganismos da orofaringe em pacientes de UTI e desenvolvimento de pomada Orabase”, orientada pelo Prof. Fábio Correia Sampaio, do Departamento de Clínica e Odontologia Social.

Yuri Mangueira do Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, também elogiou a iniciativa da UFPB. Ele foi premiado com o Grande Prêmio pela sua tese “Zornia brasiliensis: Estudo de Desreplicação, Isolamento e Atividades Biológicas de Constituintes Químicos”, orientada pelo Prof. Josean Fechine, do Departamento de Ciências Farmacêuticas.

“A iniciativa é louvável, sobretudo pelo reconhecimento em nível interno, dos trabalhos feitos dentro da própria Instituição. A gente sabe que a obtenção de um título de doutorado exige um árduo trabalho de pesquisa, que enfrenta muitas dificuldades. Então, o reconhecimento do alto nível de qualidade de produção acadêmica é necessário”, destacou Yuri.

A lista completa dos trabalhos premiados está disponível neste link.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins