Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Vice-reitora da UFPB participa da abertura da 2ª edição do Congresso da RBQAV
conteúdo

Notícias

Vice-reitora da UFPB participa da abertura da 2ª edição do Congresso da RBQAV

publicado: 16/05/2022 19h21, última modificação: 16/05/2022 19h45
Evento acontece entre os dias 16 e 18 de maio, em Natal (RN)

Foto: Divulgação

Representando a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Vice-reitora, Liana Filgueira, participa, nesta segunda-feira (06), da abertura da segunda edição do Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV). 

O evento começa hoje (16) e se estenderá até o dia 18 de maio. Fruto da parceria da RBQAV com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a ação pretende dialogar sobre a sustentabilidade no âmbito da aviação. 

A abertura está prevista para as 19 horas  no centro de convenções do Hotel Wish em Natal (RN). Na ocasião, será abordado o panorama e os desafios do uso do combustível de aviação sustentável (sustainable aviation fuel/SAF) no Brasil. Além da Vice-reitora, participa também, Rogério Benevides, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Ministério de Minas e Energia do Brasil (MME), bem como membros do MCTI, RBQAV e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Dentro da programação do congresso, constam palestras, apresentações de trabalhos científicos e exibição de painéis relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovações no setor da aviação brasileira. Combustíveis alternativos, políticas públicas voltadas a novos combustíveis bem como perspectivas futuras para o ramo são algumas das temáticas  que farão parte das discussões. 

Sobre a relevância do congresso e a importância da presença da UFPB no evento, a Profa. Liana comenta: “A gente sabe que, hoje, o avião  está sendo bem utilizado e o limitante é sempre a questão do combustível. O evento traz à tona o que está sendo feito em termos de pesquisa no Brasil e no mundo em torno do biocombustível para aviação”. 

“Então, a ideia é conseguir um combustível com menor custo e menor impacto ambiental. A Universidade tem se esforçado em estimular pesquisa, ampliar essa pesquisa na área de biocombustíveis para aviação. E o resultado tem sido bem eficiente”, destacou a Vice-reitora.

Também está representando a UFPB a Profa. Nataly Albuquerque, Coordenadora do Laboratório de Tecnologia de Biocombustíveis da UFPB. Ela faz parte da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV) do  Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da organização do segundo Congresso da RBQAV.

Segundo a docente, este é o segundo congresso da rede. Durante o primeiro congresso que ocorreu em 2018, as pesquisas sobre a temática ainda estavam início. "Já neste segundo congresso, a expectativa é que tenha uma discussão mais aprofundada com a academia, governo e empresas. Principalmente, após o criação do Programa Combustível do Futuro lançado pelo MME (Ministério de Minas e Energia), que criou um subcomitê para tratar do bioquerosene de aviação. Atualmente, o bioquerosene de aviação já é realidade no mundo, mas o Brasil ainda não possui nenhuma biorrefinaria.  Com este congresso, conseguimos aproximar diferentes setores para discutir a temática e implementar no país. Além de bioquerosene de aviação, outros temas relevantes estão sendo abordados para descarbonização dos diferentes setores, como diesel verde e hidrogênio verde. Dessa forma, as contribuições e aprendizado durante congresso serão fatores determinantes para a o crescimento da pesquisa e inovação no país", disse ela.

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação