Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Vídeo da UFPB ensina abrir processo administrativo via web
conteúdo

Notícias

Vídeo da UFPB ensina abrir processo administrativo via web

Por mês, em média são gerados 500 trâmites presencialmente e 5 mil por meio eletrônico
publicado: 30/03/2020 20h14, última modificação: 30/03/2020 20h14
Independente da quarentena, meta é que abertura e trâmite de procedimentos administrativos sejam 100% eletrônicos. Foto: Reprodução/Divulgação

Independente da quarentena, meta é que abertura e trâmite de procedimentos administrativos sejam 100% eletrônicos. Foto: Reprodução/Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibilizou, para usuários externos, vídeo no Youtube que ensina abrir processo administrativo via web, por meio da Plataforma de Recebimento e Envio de Documentos Externos (Prede).

Servidores docentes e técnico-administrativos devem dar entrada em processos através do  Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) ou por meio do Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (Sigrh). 

Já estudantes devem entrar em contato com as coordenações de seus respectivos cursos, porque os secretários das unidades de ensino é que são responsáveis pela abertura dos processos de discentes. 

Os procedimentos de desenvolvimento da plataforma duraram de fevereiro a julho do ano passado. De julho a setembro, ocorreu a fase de testes. Em setembro, foi implementada. Antecipamo-nos e, agora, nesta fase de urgência e atendimento virtual à comunidade, a plataforma está em pleno funcionamento”, explica Julianne Teixeira, responsável pelo Arquivo Central da UFPB. 

Para a gestora, a plataforma possibilitará que os usuários externos não se desloquem até a universidade, agilizando o atendimento e a interação. “Principalmente para pessoas que estão em outros estados e no exterior”. 

De acordo com Valgui Barbosa, chefe da Divisão de Protocolo e Expedição, a UFPB faz a abertura de, em média, 500 processos por mês na forma presencial e 5 mil por meio eletrônico. “Estamos buscando a meta de 100% de processos eletrônicos”, conta Julianne Teixeira. 

O vídeo é uma iniciativa do Arquivo Central, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB. O serviço remoto atende à portaria assinada pela reitora Margareth Diniz, com medidas de prevenção e funcionamento da instituição às determinações oficiais referentes à emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail protocolocentral@reitoria.ufpb.br

Ascom/UFPB