Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Videoclipe “A sagração dos povos da Iarandara de Ariano Suassuna” será lançado nesta quarta (16)
conteúdo

Notícias

Videoclipe “A sagração dos povos da Iarandara de Ariano Suassuna” será lançado nesta quarta (16)

publicado: 15/06/2021 16h30, última modificação: 15/06/2021 16h31
Professora Suelma Moraes, da UFPB, é responsável por concepção do projeto e roteiro

Nesta quarta-feira, 16 de junho, dia em que o escritor Ariano Suassuna completaria 94 anos, acontece o lançamento oficial do videoclipe “A sagração dos povos da Iarandara de Ariano Suassuna”, baseado nas obras: O Rei Degolado ao sol da Onça Caetana (1976) e o Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores (2017). O material traz como trilha sonora a música: Cavaleiro do Sol, composta por Antúlio Madureira.

O videoclipe estará disponível no canal Ariano Suassuna Oficial no YouTube e no perfil de Instagram @arianosuassunaoficial.

As imagens e edição são do cineasta Augusto Pessoa, com produção-executiva de Marília Rosado Maia e concepção do projeto e roteiro da Profa. Suelma Moraes, do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Iarandara, uma criação de Ariano Suassuna que traz a origem do povo brasileiro no significado da “Rainha dos povos escuros, povos integrantes da Raça parda e bruna do mundo”, noturnos e solares. O trabalho tem o intuito de promover o reconhecimento e valorização cultural nordestina, fixando marcas do espaço geográfico, literário e musical.

As gravações ocorreram na Pedra do Ingá, no município de Ingá (PB), Ilumiara Jaúna (Fazenda Carnaúba)no município de Taperoá (PB), Ilumiara Acahuan, no município de Aparecida (PB) e Lajedo do Caboclo, em Matureia (PB), com participação do artista visual Manuel Dantas Suassuna, da intérprete criadora Maria Paula Costa Rêgo e do artista multivisual Elioenai Gomes.

A literatura e a musicalidade armorial no videoclipe procuram unir aspectos do subterrâneo da cultura brasileira com os arquétipos feminino e masculino do yin e yang, a Lua e o Sol, o sagrado e o profano, na plástica sensual, a abstração e a pulsação do ritmo estético e espiritualidade, marcados em solo nordestino brasileiro.

O projeto foi realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc Lei Federal no 14.017, de 29 de junho de 2020. Tem o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Foto: Divulgação

* * *
Reportagem: Divulgação
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação