Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Volta às aulas na UFPB: Semestre letivo 2021.1 começa nesta segunda-feira (9)

Volta às aulas na UFPB: Semestre letivo 2021.1 começa nesta segunda-feira (9)

publicado: 05/08/2021 18h05, última modificação: 05/08/2021 18h08
Período ocorrerá no formato remoto, com possibilidade de realização de atividades híbridas ou presenciais, em caráter excepcional

Foto: Angélica Gouveia

Com ensino híbrido, o semestre letivo 2021.1 começa na próxima segunda-feira (09) para alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O novo período seguirá até 16 de dezembro, quando acontece o registro de médias finais no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), sendo que as aulas vão até 9 de dezembro.

“Vamos iniciar o período 2021.1, então damos as boas-vindas a todos os estudantes da UFPB, tanto os alunos veteranos quanto os ingressantes, a UFPB está aqui para recebê-los de braços abertos, fazer o melhor por vocês, fazer com que o semestre possa ter um grande aproveitamento acadêmico”, disse a Pró-reitora de Graduação, Profa. Silvana Maciel.

Em virtude da pandemia, o período suplementar 2021.1 ocorrerá de forma remota, por meio de atividades síncronas e/ou assíncronas. Excepcionalmente, segundo a Resolução Consepe Nº 27/2021, os departamentos poderão ofertar componentes curriculares em modalidade híbrida ou presencial, desde que todas as condições de biossegurança sejam respeitadas.

A Profa. Silvana Maciel recomendou que os estudantes que necessitam fazer estágios ou práticas presenciais em laboratórios apresentem documento relatando que foi vacinado. “Cada estágio tem o seu protocolo de biossegurança. Em alguns estágios, é necessário que os alunos comprovem e mostrem o seu cartão de vacinação. Eles também precisam estar com todos os equipamentos de proteção individual para que possam entrar com segurança em seu campo de estágio”, explicou a Pró-reitora, Profa. Silvana Maciel.

Não serão realizados cancelamentos de vínculo com a UFPB por motivos de abandono de curso, de prazo ou insuficiência de desempenho acadêmico no Período Suplementar 2021.1. Entre as disposições do semestre, está a faculdade, aos discentes, de cursarem atividades oferecidas, componentes curriculares ou outras atividades de ensino ofertadas.

Além disso, é possível, excepcionalmente, a manutenção da assistência estudantil em caso do não cumprimento de créditos, matrícula em componentes curriculares ou exercício de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão ofertadas, desde que analisada e autorizada pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape).

A matrícula dos ingressantes e a solicitação de matrícula dos estudantes veteranos de cursos presenciais ocorreu, de forma online, até 30 de julho, por meio do Sigaa, e a rematrícula pelos veteranos terminou nesta quarta-feira (04). Já a matrícula extraordinária vai até o próximo sábado (7). O cancelamento de componentes curriculares deve ser feito pelo discente por meio de requerimento à coordenação do curso de que faz parte.

Conforme o calendário acadêmico, para o trancamento parcial e/ou total de componentes curriculares, o aluno deve enviar requerimento pelo Sigaa, de 18 a 22 de outubro.

O calendário acadêmico para o semestre suplementar 2021.1 foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB em reunião extraordinária realizada no dia 7 de junho. Todas as informações e o calendário completo podem ser consultados nas resoluções publicadas na página da PRG.

O início do período letivo 2021.2 está previsto para o dia 21 de fevereiro de 2022.

Educação a Distância

No caso dos cursos de Educação a Distância (EaD), o semestre letivo que começará em 9 de agosto será o período regular 2021.2, que também seguirá até 16 de dezembro (registro de médias finais no Sigaa), com término das aulas no dia 09 de dezembro de 2021. A solicitação de matrícula para o novo período foi realizada entre os dias 28 a 30 de julho, pelo Sigaa.

Excepcionalmente, as atividades presenciais previstas para o novo período poderão ocorrer na modalidade remota, enquanto as atividades presenciais de disciplinas práticas – incluídos os estágios – devem seguir as condições de biossegurança e as determinações da bandeira do município e do estado onde serão realizadas.

“Algumas atividades do EAD são práticas, como defesas de TCC e provas. Desde o período passado, estão autorizadas a serem realizadas por meio de período remoto, sem o deslocamento dos alunos para os campi da instituição”, destacou a Profa. Silvana.

O início do período letivo 2022.1 está previsto para 21 de fevereiro de 2022, mesma data em que está previsto o começo do semestre 2021.2 da graduação.

Sisu 2021: segunda edição

As inscrições para o segundo semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) começaram na terça-feira (03) e seguem até esta sexta-feira (06), por meio do site oficial do programa governamental do Ministério da Educação (MEC) na internet.

A UFPB está oferecendo 154 vagas na segunda edição do Sisu 2021, sendo 60 oportunidades para ampla concorrência e 94 para estudantes oriundos do Ensino Médio em escolas públicas, em atendimento à Lei 12.711/2012.

As vagas serão distribuídas em 49 cursos de graduação presenciais, nos quatro campi da instituição. Além das vagas remanescentes do 1º semestre deste ano, haverá 30 vagas para o novo curso de Ciências de Dados para Negócios, que funcionará no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus João Pessoa.

O resultado da chamada única será publicado no dia 10 de agosto e o período para os candidatos manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 10 a 16 de agosto.

Na primeira edição do Sisu 2021, a UFPB ofereceu 7.790 vagas em 123 cursos presenciais, sendo 3.889 vagas para ampla concorrência e 3.901 para estudantes oriundos de escolas públicas.

Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins