Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Workshop da UFPB sobre qualidade do ar e cidades sustentáveis começa na quarta (19)
conteúdo

Notícias

Workshop da UFPB sobre qualidade do ar e cidades sustentáveis começa na quarta (19)

Interessados ainda podem se inscrever pelo site do evento e terão direito a certificado
publicado: 17/08/2020 21h28, última modificação: 17/08/2020 21h28
Evento já conta com mais de 250 inscritos. Foto: Angélica Gouveia

Evento já conta com mais de 250 inscritos. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, nestas quarta (19) e quinta (20), o II Workshop Qualidade do Ar: cidades inteligentes e sustentáveis. As atividades serão realizadas por meio deste canal na plataforma digital YouTube. Interessados devem se inscrever gratuitamente através do site do evento. Os participantes terão direito a certificado. 

A comissão organizadora da iniciativa é composta pelas professoras Nataly Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), Márcia Pontieri, do Centro de Tecnologia e Desenvolvido Regional (CTDR), e pelo professor Cleonilson Protásio, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR). 

De acordo com a professora Nataly Albuquerque, o evento já conta com mais de 250 inscritos e a ideia é trabalhar a temática de cidades inteligentes e sustentáveis a partir do conhecimento de distintos especialistas da área. 

“Nos últimos anos, vários estudos vêm demonstrando a associação entre poluentes atmosféricos e efeitos danosos para a saúde das pessoas. Ações de gestão são necessárias para mitigar os impactos na poluição do ar”, destaca Nataly. 

Para o professor Cleonilson Protásio, a questão do combate à poluição atmosférica deve ser uma prioridade no setor de saúde e na gestão pública. 

“O monitoramento de poluentes atmosféricos em grandes centros urbanos é condição básica para o estabelecimento de políticas públicas. Isso traz melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, para a qualidade de vida da população”, salienta Protásio. 

A professora Márcia Pontieri afirma que cidades Inteligentes e sustentáveis são aquelas onde o uso da tecnologia busca melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana, a partir de soluções sustentáveis. 

“Nosso objetivo é transformar João Pessoa em uma referência como cidade inteligente em relação à qualidade do ar. O monitoramento pode se dar através da instalação de uma rede de sensores. Por meio dela, os poluentes atmosféricos serão evidenciados e os dados enviados para dispositivos como smartphones”, almeja. 

Pontieri acredita que ações de monitoramento da qualidade do ar auxiliam na melhoria da mobilidade urbana e possibilitam, para os cidadãos, a escolha de itinerários que evitem exposição à poluição atmosférica e danos à saúde. 

Entre os temas que serão debatidos no II Workshop Qualidade do Ar, constam “Exposição pessoal aos poluentes particulados na atmosfera urbana”, “Importância do monitoramento da qualidade do ar” e “Uso biocombustíveis para melhoria da qualidade do ar”. 

Além da UFPB, os debates contarão com profissionais e pesquisadores de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

A programação completa do II Workshop Qualidade do Ar: cidades inteligentes e sustentáveis está disponível no site do evento. 

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB