Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Histórico

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 03/12/2021 10h04

O Departamento de Enfermagem Clínica (DENC) faz parte do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB) e oferece disciplinas nas áreas de Administração em Saúde, Enfermagem Cirúrgica, Paciente Crítico, Enfermagem Clínica e Fundamentos de Enfermagem.

O Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba originou-se da Escola de Auxiliares de Enfermagem, criada em 24 de janeiro de 1953 pelo governo do Estado da Paraíba através do Decreto-Lei nº 875. Em 10 de julho de 1954, pela Lei Estadual nº 1.064 foi criada a Escola de Enfermagem da Paraíba, sob a tutela do Departamento Estadual de Saúde e autorizado pela Portaria Ministerial nº 365, de 9 de junho de 1958. Com a criação da Universidade da Paraíba, pela Lei nº 1.366, de 2 de dezembro de 1955, a Escola de Enfermagem foi integrada, como escola autônoma. Com a federalização da Universidade pela Lei nº 3.835, de 13 de dezembro de 1960, a Escola de Enfermagem passa a ser anexa à Faculdade de Medicina. Por efeito da Lei nº 5.540 que instituiu a Reforma Universitária, realizou-se em 1973, no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, a reforma cêntrica, com base na Resolução nº 12/73 do Conselho Superior Universitário (CONSUNI), determinando a criação de Centros, nos quais agrupavam Departamentos e Coordenações de Cursos. Dentre estes centros foi criado o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a ele foi incorporada a Escola de Enfermagem da Paraíba, transformada em Departamento de Enfermagem e criada a Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem. Em 1989, o Departamento foi desmembrado em duas unidades administrativas: Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria (DESPP) e Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e Administração (DEMCA). O último teve seu nome modificado em 2009 para Departamento de Enfermagem Clínica (DENC).