Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > tvufpb > Quem Somos
conteúdo

Quem Somos

por danielrocha publicado 14/01/2016 10h49, última modificação 10/03/2022 14h19

 

Identidade, Objetivos e Atribuições

A TV UFPB é a televisão universitária da Universidade Federal da Paraíba. A emissora compõe sua identidade a partir de uma tríplice natureza. Criada oficialmente em 2004, a TV UFPB é simultaneamente: (I) parte constituinte da Superintendência de Comunicação Social (SCS), órgão suplementar da Reitoria; (II) afiliada à Rede Nacional de Comunicação Pública - RNCP/TV, por meio do Acordo de Cooperação no 3005/2005, celebrado entre a UFPB e a Empresa Brasil de Comunicação - EBC. A TV UFPB é, portanto, a TV Brasil na Paraíba.

Por fim, (III) a natureza de TV escola também compõe uma das principais características definidoras da TV UFPB. Desde que foi criada, em 2004, vários nomes importantes do jornalismo paraibano estagiaram em suas dependências. A cada ano, dezenas de alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade recebem na TV UFPB a orientação mais prática sobre as atividades pertinentes ao cotidiano de suas futuras profissões. Dessa tríplice natureza decorrem as atribuições da TV UFPB.

Enquanto parte da SCS/UFPB compete à TV, entre outras incumbências: priorizar a produção de caráter educativo, apoiando a educação formal e não formal; estimular a produção, por meio de terceiros, de programas educativos, informativos, científicos e culturais, e de demais serviços de interesse público, incentivando a produção independente na Paraíba; produzir, coproduzir, distribuir e transmitir, conteúdos audiovisuais, informativos, educativos, de natureza cultural, esportiva, recreativa, científica e de demais assuntos de interesse público que visem à promoção da educação em caráter permanente; participar na concepção e gestão de mecanismos modernos de suporte à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à formação de capital humano para gerir, desenvolver e operar produtos e processos inovadores em tecnologia da informação e comunicação na Paraíba e no Brasil.

Considerando a NOR 401 da RNCP/TV para as suas afiliadas, a TV UFPB se compromete, entre outros objetivos, com: o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão, por meio da produção e programação de conteúdo com finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas e informativas; a cooperação com os processos educacionais e de formação do cidadão; a busca de excelência em conteúdos e linguagens e desenvolvimento de formatos criativos e inovadores; o estímulo à produção colaborativa e à autonomia dos cidadãos na produção dos conteúdos; a promoção da cultura nacional, estímulo à produção regional, e à produção independente; o estímulo à produção de conteúdos interativos, especialmente aqueles voltados para a universalização da prestação de serviços públicos e para a garantia da veiculação desses conteúdos, inclusive na rede mundial de computadores; a promoção de parcerias na execução dos objetivos listados.

A televisão educativa da Universidade Federal da Paraíba - TV UFPB - transmite o sinal aberto em HD, canal 43.1, e apresenta uma programação de natureza informativa, educativa, cultural, artística, científica e formadora da cidadania. A UFPB, assim, assume o compromisso de oferecer uma TV pública de qualidade, independente e democrática. Você também pode nos encontrar no YouTube, Facebook, Instagram e também no Twitter.

 

SUPERINTENDENTE

 

GEORGE DINIZ

 

SERVIDORES

 

CLÓVIS DA COSTA BEZERRA

DANIELLE HUEBRA DE SOUZA

FABIANO DE MACÊDO DINIZ

FERNANDO SÉRGIO DOS SANTOS SANTANA

GEORGE ALEXSANDRO DINIZ DE DANTAS MOURA

HUGO CAVALCANTI BISPO

JOSÉ GERALDINO GOMES FILHO

JOSÉ RONALDO LEITE AMORIM

JOSIMAR BARBOSA DE ARAÚJO

KÁTIA CELYANE FARIAS SCHMITT

MARCOS DA PAZ FIGUEIREDO

MARCOS JOSÉ DA CRUZ VITAL

MARIA CRISTINA DIAS DA SILVA

MARIA JANDIRA DE MENDONÇA SANTOS

NAILSON DOS SANTOS CUNHA

NATÁLIA LAÍS ALMEIDA XAVIER

NIUTILDES BATISTA PEREIRA

PAULO CÉSAR GOMES CABRAL

TÂNIA MARIA CORREIA BRAGA

VALESKA DE SÁ LEITÃO BATISTA PICADO