Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Histórico
conteúdo

Histórico

por CCHLA publicado 22/05/2019 23h00, última modificação 08/06/2019 00h53

histórico.jpg

A Faculdade de Filosofia e Letras, então conhecida como FAFI, funcionava no edifício onde hoje se encontra o Colégio Estadual Olivina Olívia, na Avenida Duarte da Silveira, número 450, ao lado do Liceu Paraibano, onde aconteceu a primeira reunião do Conselho do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, presidida pelo professor Aécio Villar de Aquino, Diretor Pró-Tempore, secretariada pela Sra. Berta Maria Peixoto Correia Lima, com a presença dos Conselheiros Professores René Phillipus Vandezane (Chefe do Departamento de Ciências Sociais), Maria Glaucia de Vasconcelos Costa (Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas), Waldemir Lopes de Andrade (Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas), Luis Martinho Maia (Chefe do Departamento de Psicologia) e Iveraldo Lucena da Costa (Chefe do Departamento de Filosofia e História). (Ata da 1° Reunião do Conselho de Centro, Arquivo CCHLA).Estabeleceu-se, dentre outras coisas, nesta reunião, que as reuniões do Conselho aconteceriam nas segundas e últimas quartas-feiras de cada mês o que se faz até hoje, quarenta e quatro anos depois.

O atual Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes enfrentou a transição para o Campus I em 1975. Na época, as disciplinas do chamado Ciclo Básico eram ministradas no campus e as disciplinas do profissional eram estudadas na FAFI, enquanto os blocos eram construídos. Inauguradas estas edificações em 1976, o CCHLA estabeleceu no Bloco IV sua administração, composta pela Direção (sala do Diretor, Secretaria, hall de espera e um pequeno setor para o mimeógrafo), Coordenações e os Departamentos de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM). No Bloco V funcionava a biblioteca setorial que ocupava quase todo o vão do lado direito do edifício, com suas estantes repletas de livros e mesas de apoio para os alunos. Posteriormente, todo o acervo foi removido para um galpão, onde hoje funciona o Curso de Comunicação, e o antigo lugar da biblioteca setorial foi cedido para o DLEM para a instalação de dois grandes laboratórios de Línguas, com equipamentos, na época, de última geração, num momento em que se começou a dar ênfase às abordagens comunicativas na aprendizagem de línguas estrangeiras. A outra parte do Bloco V foi separada por divisórias, transformando-se em ambientes para os professores, uma pequena sala para os monitores do DLEM, o Departamento de Filosofia e História,o Departamento de Serviço Social e um pequeno almoxarifado.(Medeiros, 2018).

No final dos anos de 1970 houve uma redistribuição de espaços no Bloco IV para incluir o Departamento de Psicologia e o setor de meios. Com a construção dos ambientes para os professores, o Bloco V passou por uma pequena reforma para alojar a secretaria do recém-criado curso de Pós-Graduação em Letras, o Departamento de Serviço Social e o Departamento de História. Posteriormente, o Departamento e a Coordenação de Ciências Sociaisforam instalados no Bloco IV. Nos anos de 1990, as salas de aulas do Bloco V foram divididas ao meio para ampliar o espaço físico, já saturado pelo aumento do número de alunos e de cursos de Pós-Graduação.

Em 2011, houve o desmembramento do CCHLA, dando origem ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), composto, à época, pelos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação Social, Educação Musical, Música e Turismo.

Com a adesão do CCHLA ao REUNI, foram construídos dois blocos de salas de aulas, um bloco de ambientes para professores, um espaço para a biblioteca setorial e o bloco de Comunicação em Mídias Digitais. Nessa época, o Centro teve o número de alunos duplicado com a expansão de vagas nos cursos já existentes e a criação de novos cursos com o de Letras Clássicas, Comunicação em Mídias Digitais, Tradução e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações internacionais.

O CCHLA é, hoje, mesmo com a criação do CCTA, um dos maiores Centros da UFPB com 13 cursos de graduação, destes dois na modalidade a distância (Letras e Letras LIBRAS); 13 cursos de pós-graduação; 10 Departamentos; 4753 discentes; 304 docentes e 115 técnico-administrativos. O Conselho de Centro, que na sua primeira reunião em 1974 tinha 05 conselheiros, além da Diretora e o Vice-Diretor, hoje tem 40 conselheiros.