“Se Amostra” mobiliza estudantes e profissionais de design na UFPB em Rio Tinto

Um evento feito por alunos para alunos. É assim que se define o “Se Amostra – Encontro Paraibano de Design”, realizado por estudantes do curso de Bacharelado em Design do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos municípios de Rio Tinto/Mamanguape. O evento, em sua 6ª edição, reúne cerca de 200 estudantes que participam de oficinas, palestras e workshops  até a sexta-feira (22).

De acordo com Luiza Cavalcanti, coordenadora geral do “Se Amostra”, o tema deste ano é focado no Design World e tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae- Paraíba) e o Studio Redlhey. O evento teve início na última terça-feira e mobiliza profissionais de design e experiências internacionais  como Mike Deodato, desenhista de HQ,  e o ilustrador Alzir Alves (Escola Rascunho) sobre storyboard e palestra sobre como empreender com moda.

A estudante que cursa o 4º período do curso de Bacharelado em Design, conta que o evento pretende mostrar os diversos mundos do design e levar o aluno a se conectar com outras áreas acadêmicas e profissionais. Além dela, a comissão desta edição 2019 é composta pelos estudantes: Marcílio Carneiro, Lívia Brito, Vytoria Jerônimo, Evelyn Pessoa, Amanda Thayane, Amanda Guedes e Ana Cláudia Pessoa.

A mostra, de acordo com a coordenadora do curso em Design do CCAE da UFPB, professora Angélica Acyoli, tem a sua força exatamente nessa possibilidade de mobilizar os estudantes para o diálogo com as mais recentes e emergentes temáticas do design. “É um evento muito importante para o curso porque os nossos discentes têm uma longa e bonita história de envolvimento  com o “Se Amostra” e com o design. Nosso papel como Coordenação do curso é apoiar e fortalecer a experiência”, acrescenta.

Na manhã desta sexta-feira (22) o “Se Amostra” terá uma oficina On Board, que usa jogos de tabuleiros para ensinar empreendedores a lidarem com situações reais do mercado. Sob a responsabilidade do Sebrae Paraíba, a oficina vai explorar uma temática associada à liderança, à concorrência, ao planejamento, à gestão de recursos e à comunicação.

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Nelijane Ricarte, o empreendedorismo se molda a qualquer profissão, inclusive o design. “O empreendedorismo se encaixa com o design porque trabalha comportamentos para a solução de conflitos, além do desenvolvimento humano e empresarial”, completa.

Marcus Alves/Ascom UFPB