Alunos de Direito tiram dúvidas sobre a Justiça Paraibana

Mais um grupo de alunos do curso de Direito conheceu as instalações físicas do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e pôde tirar dúvidas sobre o funcionamento da Justiça Paraibana. Nesta segunda-feira (25), 57 estudantes de cinco turmas diferentes, tanto da Universidade Federal da Paraíba quanto do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), participaram de mais uma edição do projeto ‘Conhecendo o Judiciário’, coordenado e executado pelo desembargador Leandro dos Santos desde 2013.

O projeto, que possui o objetivo de aproximar a sociedade do Judiciário estadual e levar conhecimento sobre o funcionamento do TJPB, contribui para ampliar o interesse dos alunos de Direito no curso, como afirmou o desembargador Leandro dos Santos.

“A gente percebe que, de modo geral, os estudantes desconhecem a funcionalidade, a estrutura e organização judiciária de um tribunal, seus órgãos administrativos e de julgamento. Muitas vezes, eles não sabem detalhes como formas de votação, composição, entre outras informações, por isso é tão importante que eles se aproximem daquilo que será a atividade profissional de cada um, seja como advogado, promotor ou juiz”, destacou o desembargador.

O coordenador do ‘Conhecendo o Judiciário’ também disse que pretende, em 2019, ampliar o alcance do projeto, levando-o para outras comarcas. “Temos uma edição agendada para abril em Campina Grande. E pretendemos, no segundo semestre, ir às escolas, pois possuem um universo maior de alunos, a quem queremos levar a mensagem do Judiciário”, revelou.

Na ocasião, a oportunidade de verificar a prática do Direito foi ressaltada pelo aluno Tarses Alan, do 4ª período do Curso de Direito da UFPB. “Em sala de aula, a gente se desliga muito de como é este dia a dia profissional. Além das próprias questões levantadas aqui, como funções, competências dos desembargadores, o que vai para as Câmaras, o que fica no Pleno, também tomamos conhecimento de detalhes como a dinâmica do julgamento, como eles estão posicionados em círculo, de modo que podem se olhar, a proximidade, enfim, aspectos diversos”, pontuou.

Usuário assíduo do Projeto, o professor Alfredo Rangel sempre leva suas turmas para participar do ‘Conhecendo o Judiciário’. “Percebo uma imensa curiosidade dos estudantes iniciantes acerca do funcionamento da Justiça e isso não faz parte da estrutura curricular do curso de Direito. Este projeto supre uma lacuna e isso tem um efeito extremamente positivo sobre o interesse dos alunos”, declarou.

Entre as principais descobertas feitas pelos discentes após a vinda ao TJPB, o professor apontou algumas. “Descobrir que é uma repartição acessível ao público e que eles podem frequentar para assistir às sessões, sem precisar fazer qualquer requerimento; que o acesso é gratuito e eles podem acompanhar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, teoricamente, na universidade. Isso os motiva”.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria do TJPB