Bandas de Música participam de painel

Evento tem como objetivo aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o estado

João Pessoa está sediando até domingo (28) o Painel Funarte de Bandas de Música 2011, numa realização da Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da Cultura, em parceria com o Departamento de Música, a Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE). As aulas acontecem na UFPB e são ministradas por profissionais oriundos de diversos estados.

De acordo com o coordenador estadual do Projeto Nacional de Bandas, professor Eduardo Nóbrega, esses painéis acontecem todos os anos em três estados brasileiros. “A escolha do nosso Estado para sediar a oficina, é fruto de um trabalho sério e de base que é realizado na UFPB, através do Departamento de Música e de Educação Musical, além do movimento de bandas no interior do estado da Paraíba ser muito forte”, ressaltou Nóbrega acrescentando ainda que o painel na Paraíba conta com apoio do coordenador da COEX, professor Carlos Anísio.

Eduardo frisou também que esta é a segunda vez que a Paraíba sedia o painel, em 2007 foi na cidade de Bananeiras e agora em João Pessoa, acrescentando ainda que mais dois painéis serão realizados este ano no Brasil: um em setembro na cidade de Mariana (MG) e o outro em novembro na cidade de Ponta de Pedra (PA) .

O painel tem duração de cinco dias e está sendo realizado nos períodos da manhã e tarde oferecendo os seguintes cursos: percussão, de percepção e leitura musical, de instrumentação e arranjos musicais, de reparo e manutenção de instrumentos de sopro, de regência e de técnica para instrumentos de sopro (bombardino e tuba, clarineta, saxofone, trombone e trompete). Para João Pessoa foram selecionados os seguintes professores: Hector Costila (SP), Zezé Queiroz (RJ), Cristina Arruda (MG), Luiz Caldana (SP), Vagner Silva (SP), José Freitas (RJ), Arley França (CE), João Luiz Areias (RJ), Leandro Soares (MG) e Marcelo Jardim (RJ).

O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o estado; além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas. Criado em 1976, este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem.

Contato pelos telefones: (83) 3216-7123 (Departamento de Música) e 3216-7990 (Coex).

Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Com informações da COEX